Existem diversas formas de criar um blog de sucesso.

Hoje vamos ensinar-te 6 estratégias que deves fazer para teres um blog de sucesso:

1 – Definir o público alvo

O mais importante antes de criar e trabalhar num blog e na produção do mesmo, é saber para quem eu estou a escrever.

Ou seja, qual é o meu público alvo e quais as suas principais características.

Só assim poderei desenvolver o conteúdo adequado e responder às suas necessidades especificas.

Algumas características importantes:

  • Idade
  • Educação
  • Zona geográfica
  • Hobbies
  • Nível de renda
  • Estado civil
  • Ocupação
  • Sexo
  • Interesses especiais

Atingindo o meu público alvo será muito mais fácil promover o meu blog e o conteúdo que estou a oferecer!

2 – Criar uma identidade original

É quase impossível criar um conteúdo exclusivo.

O que vais escrever, certamente já existe em algum blog ou página na internet. Mas na verdade, o nosso blog poderá ser único e inovador!

Procura juntar o teu conhecimento, o teu ponto de vista, as tuas pesquisas e as tuas ideias de forma a encontrar uma maneira criativa e única de escreveres os artigos.

Procura também pesquisar a concorrência e analisar de que forma poderás inovar ou ser diferente em algum assunto/tema.

Só quando criares conteúdo unico e exclusivo é que vais conseguir ter um blog de sucesso!

3 – Adicionar novo conteúdo regularmente

Para teres um público constante e assíduo no teu blog, é necessário inserir novos conteúdos regularmente.

Este conteúdo deve ser exclusivo, valioso e de grande relevância, ou seja, deve dispertar o interesse diário do teu público.

Podes escrever semanalmente, e numa fase posterior diáriamente ou até mesmo várias vezes ao dia, conforme a envolvência do teu público e do sucesso do teu blog.

Se és um leitor assíduo de blogs vais certamente reparar que um blog de sucesso tem várias pessoas a escrever regularmente… por isso, o teu blog tem que ser devidamente “alimentado”!

4 – Transformar o blog numa comunidade online

Uma das opções no teu blog numa fase posterior, é desenvolver uma comunidade interactiva, ou seja, existir interacção entre os teus leitores.

Assim podes melhorar o teu conteúdo futuro, percebendo as ideias e informações dos leitores através dos comentários, feedback, partilhas e outras interacções.

Adiciona o botão like e de partilhas para outras redes sociais, pois isto ajudará imenso a aumentar o alcance do teu blog!

5 – Adoptar uma atitude persistente na promoção do blog

Para teres milhares de seguidores, certamente que vai demorar algum tempo!

Por vezes é necessário uma pequena ajuda para promover o teu blog, ampliar a rede de contactos, de visualizações e de partilhas.

Para este tipo de promoção podes usar publicidade paga, como por exemplo google ads ou facebook ads.

Procura também pesquisar por fóruns sobre o tema/assunto do teu blog, comentando artigos, acrescentando e melhorando sempre valor de forma a ajudares os leitores.

6 – Manter o blog com conteúdo profissional

Tenta sempre transmitir uma imagem profissional, independentemente do assunto ou do público a quem se dirige.

A concepção do teu blog, de um forma geral, deve ser profissional, fácil de ler e compreender, e ao mesmo tempo objectiva!

Além disso, certifica-te de editar e revisar os conteúdos cuidadosamente, para evitar ou corrigir eventuais erros futuros, por exemplo: erros ortográficos ou gramaticais no blog pode tirar credibilidade e fazer com que o teu blog possa parecer amador.

Conclusão:

Ter um blog de sucesso não é fácil, dá trabalho e muitas vezes não temos retorno.

Mas não te preocupes… deves acreditar no teu blog, escrever sempre de forma original, criar conteúdo relevante e que ajuda as outras pessoas e sobretudo ser persistente e consistente!

Não sabes como escrever um artigo ou criar um blog? A Bemyself ajuda-te!

Video:

BEMYSELF CEO and founder.