Coloridos, minimalistas ou até desenhados à mão, os logótipos estão sempre a mudar.

Dia após dia, novos estilos e direcções surgem no mundo do Design gráfico. Por isso, se estás a pensar criar um logótipo que esteja na moda e que seja inesquecível, a BEMYSELF reuniu as principais tendências que vão estar a reinar no ano de 2017.

1 – Minimalismo

Retirar detalhes desnecessários e manter apenas o essencial. Optar por formas simples, cores e efeitos mínimos, e um foco inteligente: é a onda do minimalismo, cada vez mais popular nos últimos anos. Esta tendência permite que cries um logótipo único e eficaz e que possa ser utilizado em diversos tipos de fundos e plataformas. Um exemplo desta tendência foi a actualização do logótipo/ícone da aplicação Instagram.

 2 – Lettering

Com um toque elegante e refinado, os logos com lettering têm sido cada vez mais utilizados por várias empresas. A tipografia quando bem escolhida acaba por comunicar, dar sofisticação, credibilidade e garantia de profissionalismo aos negócios. Esta tendência é bastante comum na área da restauração (hotéis, bares e restaurantes) e parece que veio para ficar.


 3 – Degradês com sobreposição

Também o degradê voltou a ganhar vida, mas com algumas alterações. O estilo tradicionalmente conhecido pelas suas cores brilhantes e combinações arrojadas que acrescentavam profundidade e volume, virou-se agora para cores mais suaves e principalmente para uma nova técnica de design – a sobreposição. O redesenho do logótipo da Mastercard é um exemplo da crescente popularidade dos degradês por sobreposição.

4 – Formas geométricas

 Também a geometria promete trazer uma nova vida ao mundo do design em 2017. Apesar de já estar presente há algum tempo, é esperado que as formas geométricas simples sejam tendência com padrões pouco convencionais, polígonos coloridos, simétricos ou assimétricos, mas altamente eficazes na criação de logotipos elegantes e originais.

5 – Flat design

Este estilo vai ao encontro do minimalista e destaca as linhas limpas e finas. Esquece os detalhes desnecessários e comunica clareza e conforto desenvolvendo soluções visuais rigorosas e puras mas alternativas aos ícones tridimensionais com sombras e degradês. Com simplicidade, o flat design cria logótipos altamente eficazes.

6 – Letterstacking

O Letterstacking passa por fazer uso do texto para chamar a atenção dos clientes. Seja colocado horizontalmente, verticalmente ou conjugado com outros elementos gráficos, os designers têm optado por colocar a mensagem – no logótipo de forma de criar um logótipo visualmente atractivo, original e conciso e que leve o público focar-se no texto.