Destaca-te através do Marketing Pessoal.

 1 – O que é?

O marketing pessoal baseia-se num conjunto de estratégias que te irão ajudar a destacares-te de forma positiva pelas tuas qualidades, competências e realizações e farão com que te posiciones estrategicamente numa sociedade cada vez mais competitiva. É uma forma subtil de te promoveres e de melhorares a percepção que os outros têm de ti.

 2 – Para que serve?

O marketing pessoal contribui para aumentares o teu sucesso e influência pessoal e profissional.

Aumenta:

  • a hipótese de seres contratado após uma entrevista de emprego;
  • as chances de seres promovido;
  • de fazeres um bom negócio;
  • de estabeleceres uma parceria vantajosa, etc.

 3 – Como é que se faz?

Aparência:

A 1ª impressão é sempre importante. Temos tendência a confiar mais facilmente em pessoas com melhor aparência.

Este é um daqueles casos em que não basta ser-se sério, tem que se parecê-lo. Não vistas roupa suja, rasgada ou inapropriada. Antes de ires a um encontro, evento ou reunião importante tenta perceber qual é o código de vestuário mais apropriado.

Discurso:

Saber comunicar correctamente é fundamental. Evita gírias ou linguagem vulgar. Procura falar de forma pausada e com um tom de voz calmo e perceptível.

Toma especial atenção à tua linguagem corporal. Mantém contacto visual e sorri. Deves parecer receptivo e confiante, mas não arrogante. Demonstra que também te preocupas com os outros.

Atitude: A forma como ages é o aspeto mais importante no marketing pessoal. Não vale de nada estares bem vestido e seres um bom comunicador, se não souberes adoptar os comportamentos corretos. Procura ser um exemplo de responsabilidade e integridade. Mostra-te dinâmico, ativo, motivado, optimista empenhado e bem-humorado. Apresentar competências de liderança, nomeadamente iniciativa e capacidade de resolução de problemas é também uma grande vantagem no marketing pessoal.

Investe na tua formação:

Como profissional deves procurar sempre manter-te actualizado. Não deixes de frequentar cursos, seminários e workshops. Investe em novas competências, aprende uma língua estrangeira, desenvolve as tuas “soft skills“, actualiza as tuas aptidões informáticas. Mas, a tua formação não passa apenas por cursos. Ler, visitar museus, ir a concertos e viajar são também excelentes formas de aprendizagem. Estas experiências irão dar excelentes temas de conversa e contribuir para o teu branding pessoal.

Diferencia-te:

Se por um lado é importante teres várias competências gerais, por outro lado, tens que investir em algo que te diferencie. Ter um curso superior, saber falar inglês e ter conhecimentos informáticos são, regra geral, os recursos mínimos para te poderes candidatar a um emprego. Mas e a partir daí? Tens que adquirir competências que os outros não tenham.

Perfil online:

Se te queres destacar, é muito importante que cries um perfil online. Há redes sociais como o LinkedIn que são utilizadas especialmente no meio professional. Podes criar um perfil e inserires os elementos que colocarias no teu currículo; cursos, estágios, locais onde trabalhaste/trabalhas e as tuas competências. Escolhe uma fotografia que esteja de acordo com a imagem que queres promover. Mantém o teu perfil sempre activo, partilha e cria conteúdo, estabelece uma rede extensa de conexões e mantém-te atento às oportunidades.

Cria uma rede de contactos:

Ter e manter uma boa rede de relacionamentos é uma das estratégias fundamentais do marketing pessoal. Contudo, o networking é mais do que ter um número elevado de amigos nas redes sociais. Deves interagir frequentemente com os teus contactos, participar em eventos, e estar disposto a colaborar com os teus parceiros. Lembra-te que o networking é uma relação feita com base em trocas.

Não esperes mais, começa já a investir no teu marketing pessoal!

Inscreve-te no nosso Youtube!