Hoje em dia as parcerias estão cada vez mais na moda, mas será que são benéficas para os clientes e para as marcas?

Hoje vou falar-vos um pouco sobre as parcerias modernas: dos seus prós e contras.

Imagina que entram na tua loja e escolhem os produtos todos que querem levar e no fim, quando chega à hora de pagar a conta, respondem-te que não te vão pagar com dinheiro mas sim com visibilidade e promoção ao produto?

Como reagirias?

Já não é novidade para ninguém que bloggers e vloggers falam sobre produtos ou serviços de determinadas marcas em troca de valores monetários e/ou produtos/serviços das respectivas marcas. A ideia é simples: as empresas enviam produtos ou possibilitam-lhes experiências para que estes criem conteúdo sobre a sua marca, resultando assim uma parceria. Empresas de cosmética, lojas de roupa, bebidas, entre muitas outras, já aderiram a esta nova forma de publicidade.

Para além da visibilidade e da promoção dos seus produtos ou serviços, as empresas conseguem entrar em contacto com determinados nichos de mercado e até directamente com canais que o seu público-alvo utiliza frequentemente.

No entanto, até que ponto devemos considerar esta nova forma de parceria benéfica para ambas as partes?

Podemos começar pela relação cliente-marca. Até onde é que este tipo de parceria originará novas vendas e fidelidade com os seus clientes?

 

Pois bem, os conteúdos elaborados podem até ser eficazes num curto espaço de tempo – se o objectivo for esse, tudo bem. Mas caso contrário, como é que a empresa vai continuar a cativar os clientes depois disso? Serão as pessoas capazes de identificar a marca, sem aquela persona que “dá a cara e que assina por baixo”? Ficam estas perguntas no ar.

Por outro lado, nos dias de hoje é cada vez mais comum as empresas proporem parcerias a pensar apenas no seu umbigo e até aproveitando-se do trabalho “pro-bono” de outros. É-lhes prometido visibilidade no mercado, mas a verdade é que normalmente acaba por ser vantajosos apenas para quem propõe a parceria. Convém ainda tomar atenção a estes pontos quando se entra numa parceria nos dias que correm.

No caso dos nossos eventos AFTERWORK, temos sempre a preocupação em realizar parcerias benéficas. Quando se realiza uma nova parceria estamos conscientes que ambas as partes vão ganhar, e fazemos sempre os possíveis para divulgar os produtos/serviços dos nossos parceiros junto da nossa rede de contactos e das pessoas que participam nos eventos.

Inscreve-te no nosso Youtube!