Num mundo cada vez mais digital, existem sempre pessoas no smartphone a navegar no Instagram!

O Instagram é uma plataforma com 300 milhões de usuários em todo o mundo e com mais 70 milhões de uploads de fotos e videos por dia. É cada vez mais conhecida por ser eficaz em acções de marketing digital e com um excelente potencial para aumentar as vendas.

O Instagram tem 15 vezes mais “engagement” do que o Facebook. As empresas já entenderam que os conteúdos visuais são muito importantes nas estratégias de comunicação, e usam cada vez mais as redes sociais para promover os seus negócios/marcas.

6 dicas essenciais para utilizares o Instagram na tua empresa:

1 – Uma bio atractiva

Uma bio é o cartão de visita da empresa. É a primeira coisa que as pessoas olham quando entram no teu perfil do Instagram. O nosso conselho é optimizares ao máximo o perfil com algo muito simples, o link do teu website. Usa a bio para gerar tráfego para o teu site!

2 – Definir o nicho

Definir o teu nicho é muito importante, e quanto mais especifico, melhor. Muitas empresas criam páginas de fitness, tecnologia, viagens, mas com base na nossa experiência de gestão de redes sociais, a nossa sugestão é que se deve ser o mais consistente possível no nicho escolhido, para que as pessoas se sintam identificadas com o teu perfil.

3 – Pesquisa de #

A pesquisa de #hashtags é fundamental, pois permitem informar o Instagram e o teu público alvo sobre o conteúdo da tua página. Por isso analisa sempre quais são as melhores #hashtags para o teu negócio!

O Instagram permite o máximo de 30 #hashtags por foto, a nossa sugestão é escolher 29# relacionadas com o teu nicho e 1# criada por ti, mas que traga relevância à marca, como foi o caso da Nike que, durante o Campeonato do Mundo de Futebol em 2014 no Brasil, usou uma única hashtag #justdoit nas suas publicações.

As empresas devem saber quais as #hashtags que os seus clientes usam mais, pois vai ajudá-las a alcançar um público maior, através do uso de palavras-chaves que identificam a sua marca.

4 – Partilha de videos

O Instagram tornou-se ainda mais poderoso com o aparecimento dos vídeos! Quer seja uma acção de marketing ou um simples vídeo divertido da tua empresa, é importante investir no video.

Um dado importante sobre o video, é que 40% dos videos mais partilhados no Instagram foram criados por marcas e não por utilizadores individuais.

5 – Interagir com os teus fãs

Sabemos que por trás de cada “like“, comentário ou partilha, há uma pessoa! Normalmente as empresas têm muitos seguidores, mas têm pouco “engagement” pela simples razão que não interagem com a sua comunidade. Nunca te esqueças de valorizar os teus seguidores, interagires constantemente com eles, e de criares uma relação de confiança e credibilidade.

6 – Conteúdo é Rei

O mais importante é criar bom conteúdo que as pessoas compartilhem, pois caso contrário, nem a melhor estratégia de marketing vai fazer com que o teu conteúdo seja um sucesso. O conteúdo deverá dar dicas para resolver problemas,  educar os clientes, mostrar como o teu produto/serviço ajudou outras pessoas.

Segundo um estudo realizado pela Voltier Digital (Empresa de Marketing Digital dos EUA), foi descoberto que os cliques originados a partir de um conteúdo compartilhado no Instagram, tem 5 vezes mais probabilidade de levar o usuário a comprar. Por isso é muito importante incentivar a partilha!

Criar conteúdo de qualidade vai possibilitar construir uma base de dados sólida, um melhor posicionamento nos motores de busca, e aumentar o “engagement” com os teus clientes.

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BEMYSELF CEO and founder.