Hoje em dia o marketing de conteúdo é a melhor forma de comunicar a tua empresa, o teu produto e… o teu blog!
Existem diferenças entre o conteúdo produzido para um site e o conteúdo produzido para um blog .
7 ingredientes que te vão ajudar a melhorar o conteúdo produzido para o teu blog:
1 – Escolher um propósito
Cada artigo precisa claramente de um propósito, algo que dê ao leitor razões para ler, comentar e partilhar!
2 – Fotografias
Um site sem imagens é um site incompleto, em que fica com algo por preencher.
A fotografia é muito importante para o teu blog!
O objectivo não é apenas encher o blog, mas sim faze-lo de uma forma estratégica, pois isso vai ajudar o teu público a associar o assunto do artigo, ao mesmo tempo que enriquece e melhora o conteúdo.
[su_quote]Escolhe fotografias que chamem a atenção, pois é isso que vai fazer as pessoas abrirem os teus posts.[/su_quote]3 – Estrutura
Para organizar o assunto que se vai falar, é necessário uma estrutura!
Essa organização vai evitar frases e pensamentos soltos, que não vão ajudar na lógica do conteúdo.
Há que haver uma estrutura mínima.
Assim como o titulo, subtítulo e quebras de parágrafo para agarrares o teu leitor!
Tenta sempre estruturar o teu conteúdo da seguinte forma:
- Introdução: Explicar o assunto que vais falar e desenvolver;
- Explica: O que trata a temática e escreve toda a informação que recolheste acerca do mesmo;
- Opinião: Dá a tua opinião coerente e pessoal;
- Casos pessoais: Relata casos verdadeiros sempre que possível;
- Conclusão: Faz sempre uma conclusão ou um breve resumo.
4 – Conteúdo exclusivo
É importante escrevermos artigos com conteúdo único e exclusivo!
Tenta fazer sempre uma abordagem do assunto que vais falar antes de escreveres!
Ou seja, de que forma vou contribuir para desenvolver este assunto e qual o meu ponto de vista e opinião sobre o mesmo?
Tenta evitar ao máximo copiar conteúdos de outros artigos, sites e blogs.
Podes e deves ler vários artigos sobre o assunto que vais escrever, como fonte de inspiração, mas nunca copies o texto à letra (copy&paste).
Porque para além de não respeitares os direitos de autor, não é uma atitude ética e de futuro não te vai rentabilizar o blog nem fidelizar mais leitores.
[su_quote]O page rank da Google valoriza a qualidade do teu conteúdo, pois um dos principais objectivos da Google é oferecer conteúdo importante e relevante para as pesquisas.[/su_quote]5 – Gramática ou erros estruturais
Errar é humano, mas nem sempre conseguimos descobrir erros logo à primeira.
Quando falo de erros, refiro me não só a erros de gramática ou ortográficos, mas também a erros de estruturação de frases e encadeamento de ideias.
É importante ganhares o hábito de reler os teus próprios textos, palavra a palavra, mesmo horas ou dias depois da criação dos teus artigos.
[su_quote]Utiliza sempre um bom editor de texto com correcção de texto e de gramática.[/su_quote]6 – Tamanho dos artigos
Há quem pergunte: “qual o tamanho ideal dos artigos?”
Às vezes “mais vale pouco e bom, do que muito e pouco”, por isso nem sempre escrever muito é sinonimo de ter muita informação útil.
Um artigo delicado com informação cuidada pode levar um artigo alcançar até 2000 palavras no máximo.
Mas o que se pretende sem duvida, é cativar e ser objectivo para o leitor, não o fazer desinteressar-se . Por isso um artigo normal pode ir desde 300 a 800 palavras, contudo isso está fora de ser uma regra ou uma obrigação máxima a ser cumprida.
[su_quote]O page rank da Google valoriza artigos entre 1500 e 2000 palavras, pois considera que artigos mais completos tem uma probabilidade maior de ajudar as pessoas.[/su_quote]7 – Apelo à accão
O apelo à acçao é o ponto mágico nos teus posts.
Podes ter tudo incrível e estruturado no teu blog, optimo design, boas imagens , artigos com gramática excepcional, excelente estrutura, mas se não souberes fazer com que o leitor clique no teu outro conteúdo/links, não vais conseguir ter um maior número de visualizações nos teus outros artigos/links.
Se o download de um eBook grátis, tem uma estratégia para aumentares os teus contactos, os artigos tabém devem estar inseridos inteligentemente em outros, para aumentar as visualizações.
Cria links de artigos com temáticas relacionadas com os que já publicas-te, e assim vais notar muitos mais envolvência por parte dos teus leitores.
[su_quote]Coloca links no final ou no meio do teu artigo com a seguinte frase: “Aproveita também para leres – É Fácil Criar um Video Viral?“[/su_quote]