Os giveaways são, uma ótima forma de promoção. Com o plugin RafflePress cria concursos e sorteios de giveaways, conseguindo assim envolver o teu público-alvo, alcançar novos clientes e fidelizar os antigos.
Neste artigo mostramos-te como podes recorrer ao plugin RafflePress para fazer concursos. Esta funcionalidade é uma estratégia de marketing que te permite criar concursos e sorteios, através do WordPress, para atrair mais audiência e consequentemente dares mais visibilidade à tua marca.
Se a tua estratégia no RafflePress for bem direcionada, certamente obterás mais tráfego para o teu site, irás aumentar a lista de emails, os seguidores nas redes sociais, o envolvimento do utilizador no site e acima de tudo, irás expandir o teu negócio, obtendo reconhecimento e posicionamento da marca.
A vantagem de realizares sorteios através deste plugin, é que um maior número de pessoas conheça a marca nos sites que tiveres disponíveis. Enquanto que, se fizeres apenas um concurso no Instagram, só ganharás seguidores nessa rede social.
O Plugin tem uma versão gratuita, RafflePress lite, que é ideal se estiveres a começar agora. Caso pretendas aumentar o crescimento e obter recursos mais avançados, utiliza a versão paga, o RafflePress Pro.
QUAIS SÃO AS FUNCIONALIDADES DO RAFFLEPRESS?
Templates Temáticos pré-feitos
O plugin oferece modelos pré-construídos, que podem servir como inspiração para algumas campanhas, de modo a, melhorar o envolvimento e obter mais assinantes.
Design Responsivo
É 100% adaptável a dispositivos móveis.
Recurso Drag and Drop
Este recurso significa que podes arrastar e soltar, facilitando a edição de conteúdo.
Login com prevenção de Fraude
Torna-se mais fácil a inscrição dos utilizadores na tua oferta. Mantém o teu concurso justo.
Partilha Viral
Tem a possibilidade de o participante indicar um amigo, para impulsionar o crescimento, obtendo mais entradas no concurso.
Integração com as Redes Sociais
Ajuda-te a aumentar o número de seguidores em cada rede social.
Integração com Ferramentas de Email Marketing e CRM
Podes aumentar a lista de email e dar continuidade à tua estratégia.
Retargeting e Rastreamento
Este recurso avançado permite maximizar as tuas metas de conversão.
COMO INSTALAR O PLUGIN?
O processo é bastante simples e rápido. Segue estes passos e começa a utilizar este plugin no teu site.
Depois de definires os teus objetivos, e de escolheres o melhor plano, instala o plugin no site do RafflePress WordPress.
Clica em Plugins e adiciona novo.
Depois, basta clicares em “instalar” e de seguida “ativar”, para ativares o teu novo plugin.
COMEÇA O TEU PRIMEIRO CONCURSO COM OS SEGUINTES PASSOS:
1. Regista as condições do concurso e escolhe o prémio que tens para oferecer
Pensa de forma estratégica. Só terás uma grande audiência se tiveres para oferecer um prémio que seja relevante. O prémio deve ir de encontro com o teu negócio, de modo a divulgares os produtos e serviços da tua página.
2. Cria uma oferta, escolhe o template e atribui-lhe um nome
Para criares o teu concurso, terás de carregar no ícone do RafflePress e “adicionar novo”.
De seguida, irá aparecer uma secção, onde terás a possibilidade de nomear a oferta e escolher, entre os vários templates que o RafflePress tem, o que se adequa melhor ao teu concurso.
3. Regista as configurações da oferta
Depois de escolheres o teu template, define todos os detalhes da oferta. Podes inserir o nome da oferta, a descrição e a imagem, através do ícone de edição (pencil) que encontras na secção “detalhes”.
Podes adicionar mais do que uma oferta, e até podes definir a data em que começa e termina o sorteio. Quando concluíres este processo, clica no botão “salvar” para que todas as tuas definições fiquem registadas.
4. Escolhe o formato do sorteio
O RafflePress oferece aos utilizadores várias formas de entrar no concurso. E consequentemente será bom para alcançares mais assinantes e tráfego, tornando o teu site mais conhecido.
Para isto, só tens de clicar no botão “ações” e escolher.
De seguida, só tens de definir as restantes configurações, como o título, o valor da oferta e se a ação selecionada é ou não obrigatória.
Não te esqueças se salvar todas as novas configurações, e caso queiras voltar a adicionar mais ações, basta repetires o mesmo processo.
5. Cria o teu design
Neste passo, só tens de personalizar o aspeto do teu concurso, na guia “Design”. Escolhe os layouts, cores e fontes disponíveis.
6. Configura o teu RafflePress
Tens a vantagem de definir as regras da oferta, mostrar ou ocultar opções, configurar o rastreamento e verificar o email.
Para isto, só tens de clicar nas “configurações” no menu esquerdo e clicar na guia “geral”. A partir daqui, podes definir várias opções para o teu giveaway, como mostrar vencedores, o número de entradas, as assinaturas, etc.
O RafflePress vem com predefinições que te permitem ter facilmente regras de presentes para a tua campanha. Para isso, vai a “Giveaway Rules” e preenche o formulário com todos os detalhes que te forem pedidos. O RafflePress utilizará essas informações para originar as regras. Depois verifica o teu email (ao ativares, este aceitará apenas informações de utilizadores que verificam o endereço de email).
Com a opção “Success Tracking” podes inserir o código do Google Analytics e acompanhar assim a analítica da campanha, desde:
- O comportamento geral do utilizador que acede ao teu site
- O tempo que passa nas páginas
- Quais as palavras-chave que o atraem com mais frequência
- Que dispositivo está a utilizar
- A sua localização geográfica
- Entre outras métricas
O Google Analytics pode ser um excelente aliado ao teu negócio, com a vantagem de ser totalmente grátis.
7. Publica o teu concurso
Agora só tens de publicar e divulgar o teu concurso. O RafflePress oferece-te 3 formas de o inserires no teu site:
1- Usa o Bloco RafflePress WordPress, para incorporares o widget do sorteio num post ou numa página do WordPress.
2- Usa o WordPress Shortcodes, que te permite usar códigos de acesso para adicionar presentes nos posts, páginas ou widgets da barra lateral.
3- Usa o Landing Page da oferta, para que possas obter mais inscrições além das redes sociais.
8. Promove o teu concurso
Existem várias formas de aumentares a visibilidade. Certamente já viste o Facebook e Instagram, a utilizar o método de pedir que marquem amigos nos comentários, sigam o perfil e partilhem o sorteio. Com o RafflePress, promoves o giveaway através de outros canais:
– Links estratégicos na página inicial do site
– Comunidades/ fóruns online relevantes
– Lives, publicações através de influencers/amigos/familiares
9. Sorteia o vencedor
Quando o sorteio chegar ao fim, o RafflePress deixa de receber novas entradas.
Podes escolher aleatoriamente os vencedores. Basta clicar em “giveaways” -> “Needs Winners”.
Nessa secção, tens acesso a uma lista com todas as pessoas que participaram. Para escolheres um vencedor, clica no botão “Pick Winner”, seleciona as opções (por exemplo, quantos vencedores queres escolher) e conclui o sorteio.
Após ser destacado o vencedor podes enviar um email para informá-lo.
Conselho: grava todo o processo do sorteio, para que possas mostrar ao teu público. Assim ganhas a confiança de todos os participantes, para que num próximo giveaway voltem a participar.
O RafflePress é uma excelente oportunidade de atraíres clientes. Conquistas mais pessoas e manténs um contacto próximo através do email marketing. Deves usá-lo, de modo a perceber que tipo de giveaway faz sentido para o teu público-alvo.
.—R3MAT? A forma mais fácil de compreender esta definição é pensar assim – mostrar a mensagem certa ao público certo no momento certo (the right message to the right audience at the right time).