BEMYSELF – Agência de Marketing e Comunicação

8 Dicas Para Ser Um Líder Exemplar

Acabaste de ser promovido a líder, mas não tens formação em gestão de recursos humanos? Queres criar a tua própria empresa, mas não sabes bem o que é que deves fazer para gerir uma equipa?

Não te preocupes! Temos 8 dicas para te tornares um ‘pró’ em liderança.

ESPECIALIZA-TE NA TUA ÁREA: Para começar deves ser apaixonado pela tua profissão e tens que ter um grande know-how na área em que trabalhas. Tens que conhecer bem o negócio que estás a gerir. Apenas assim serás capaz de orientar e avaliar o desempenho da tua equipa.

COMUNICA EFICAZMENTE: Um bom comunicador é um bom líder. Encontra uma forma eficiente de comunicares com a tua equipa. As formas de comunicação variam de acordo com o tipo e dimensão do grupo que lideras, mas existem algumas regras universais.

Procura falar de forma clara, concisa e pausada.  Cria empatia com os outros e tem atenção à tua linguagem corporal. Se quiseres podes recorrer ao teu sentido de humor para deixares a equipa menos tensa.

DÁ O EXEMPLO: Se queres que os teus colaboradores se comportem de uma determinada maneira tens que ser o primeiro a fazê-lo.  Procura ser um exemplo no que respeita à pontualidade, integridade, postura, cumprimento de prazos, foco no trabalho, vestuário e tipo de linguagem.

Não faz sentido, por exemplo, repreenderes um colaborador por passar muito tempo nas redes sociais durante o horário de trabalho, se tu fizeres o mesmo. A tua equipa está sempre a observar-te para saber de que forma é que deve de agir.

CRIA UMA ESTRATÉGIA DE ORGANIZAÇÃO: A organização é fundamental quando se trata de gerir uma equipa. É importante que delegues funções, cries prazos, metas e estabeleças prioridades. Assegura-te de que todos sabem quais são as suas funções e tarefas específicas na equipa.               

Podes, por exemplo, criar uma lista no Wunderlist e atribuir tarefas, deste modo, consegues fazer uma boa gestão mesmo que não estejas fisicamente presente. Mantém-te sempre em contacto com a tua equipa e mostra-te disponível. As redes sociais e determinadas aplicações como o Slack, o Trello ou o Mobizzy podem contribuir também para melhorar a organização e a comunicação dentro da tua equipa.

SÊ FLEXÍVEL: Tens que saber lidar com os outros. Não ganhas nada em ser um líder autoritário. Recebe de forma positiva sugestões e críticas construtivas. Mantém uma “mente aberta”. Nenhuma empresa ou liderança é perfeita. Há sempre aspetos a serem melhorados e que irão contribuir para o sucesso do teu negócio. Os teus planos não vão sair sempre na perfeição, por vezes pode ser necessário ter que recorrer a um Plano B.



CONFIA NAS TUAS CAPACIDADES: O teu percurso de liderança vai ter momentos altos e baixos. É essencial que mesmo nas situações mais complicadas te mantenhas calmo e confiante. Não desistas e sê persistente. Deves transmitir estas qualidades à tua equipa. Garante que conseguem reagir positivamente a situações imprevistas e de maior stress.  

Sê confiante, mas também humilde. Deves de ser responsável pelas tuas ações e assumir os teus erros, quando necessário.

INSPIRA OS OUTROS: Um bom líder tem que saber motivar e inspirar! Cria uma boa relação com os teus colaboradores. Procura atribuir-lhes tarefas de acordo com os seus interesses e capacidades. Incentiva todos os membros da tua equipa a alcançarem o seu potencial máximo. Fornece um feedback constante e personalizado. Não te esqueças, as tuas críticas devem ser sempre construtivas. Tenta sempre solucionar possíveis conflitos de uma forma harmoniosa.

MANTÉM-TE ATUALIZADO: Não podes ser um líder paralisado no início do século. A sociedade transforma-se rapidamente e tens que garantir que a tua empresa, a tua equipa e as tuas competências estão sempre atualizadas. A aprendizagem e o crescimento nunca estão concluídos. Mantém-te sempre a par das novas tendências do mundo dos negócios. Estabelece parcerias, cria uma rede de contactos e divulga o teu negócio.

 Sê criativo e inovador. Faz um bom uso das novas tecnologias, redes sociais e recursos audiovisuais.

A Bemyself não é apenas uma marca, define sim uma atitude. Proporcionamos aos nossos clientes a verdadeira experiência, e para isso contamos com uma equipa com grande "know how", qualidade premiada, cultura visual apurada, bom gosto e simplicidade.

Contacto

Rua Pascoal de Melo 3, Andar 1, Sala 1.3
1170-294 Lisboa

+351 917 010 719
geral@bemyself.pt

Copyright © 2024 BEMYSELF