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9 Estratégias Vitais a Usar no Marketing Para a Geração Z (parte I)

Está na hora de mudar. Enquanto os Millennials recebem atualmente a maior parte da atenção dos negócios, há uma nova geração a destacar-se. A Geração Z chegou. E seria um erro ignorá-los.

Mas quem é a geração após os Millennials e como podes adaptar os teus esforços de marketing para alcançá-los? Neste artigo, vais aprender sobre as características e preferências desta e as 9 estratégias vitais a serem usadas no marketing para o seu público.

O que é a Geração Z?

O termo Geração Z (ou Gen Z) descreve a geração após os Millennials (ou Geração Y). A Geração Z também é conhecida como:

  • Post-Millennials
  • Homeland Generation
  • iGeneration

Qual é a idade da Gen Z?

Embora não exista um período exato, a Geração Z inclui os nascidos em meados da década de 90 até o início dos anos 2000. Mais especificamente, a Gen Z são os adolescentes de hoje e os de 20 e poucos anos. Isto significa que os membros mais antigos da Geração Z estão na faculdade ou estão quase a acabar o ensino secundário.

Para as empresas, isto é fundamental. Significa que a geração após os Millennials começa a entrar na força de trabalho – e à medida que o seu poder aquisitivo aumenta, também aumenta o seu poder de compra.

Portanto, independentemente do teu nicho de mercado, a Geração Z representa uma enorme oportunidade para o crescimento sustentável dos negócios.

Porque é a Geração Z importante para o teu negócio?

A Gen Z – que inclui os adolescentes e jovens de 20 e poucos anos – representa atualmente cerca de 32% da população mundial e deve responder por mais de 40% de todos os mercados consumidores até 2020.

Mais importante, é reportado que a Geração Z tem 143 biliões de dólares em poder de compra. Mas quando tens em consideração a influência destes nas compras de casa e dos pais, o poder real de gastos ascende ao quádruplo disto.

Conclusão: não subestimes a Gen Z.

9 Estratégias Vitais a Usar no Marketing Para a Geração Z

Já sabes quem é a geração após os Millennials e porque estes são importantes para as empresas. Agora, vamos aprofundar as características desta geração e as abordagens específicas que deves adotar no marketing para Gen Z.

1. A tua empresa precisa de um objetivo (além do de ganhar dinheiro)

A Geração Z preocupa-se com o mundo. Eles estão cientes dos problemas ambientais, políticos e socioeconómicos que as sociedades enfrentam atualmente.

E, de acordo com um estudo da National Retail Federation e da IBM, eles levam “mais a sério” isto do que qualquer outra geração. Por esse motivo, 55% da Gen Z escolhe marcas que são amigas do ambiente e socialmente responsáveis.

Porque deseja a Geração Z que as empresas sejam social e ambientalmente responsáveis? Um estudo da Google descobriu que os adolescentes querem que as marcas sejam “uma representação dos seus valores, das expectativas de si mesmos e dos seus colegas”.

Então, o que significa isto para o teu negócio? Bem, a Gen Z quer que tenhas um propósito positivo que melhore o mundo de alguma forma. É justo, não?

Consequentemente, qualquer empresa que pretenda ganhar dinheiro, independentemente do dano que faça, corre o risco de ser evitada pela Geração Z.

Portanto, começa com teus valores fundamentais e encontra uma forma de contribuir para a sociedade e para o mundo. Depois, comunica claramente o teu objetivo e valores à Gen Z.

2. Promover valores empreendedores

A Geração Z cresceu durante a recessão, testemunhando o colapso do mercado imobiliário e vendo os pais perderem o emprego. Eles não têm ilusões de que existe um trabalho completamente seguro.

Como diz Jacob Morgan, autor de ‘The Future of Work’, “a segurança no emprego é um mito completo, assim como o emprego a longo prazo. As empresas demitem funcionários em massa… aos milhares! A permanência média de um funcionário é inferior a cinco anos e, para os Millennials, é inferior a três anos.”

Sem surpresa, a maior parte da Gen Z quer resolver o problema por conta própria. Por exemplo, 72% dos adolescentes americanos dizem que querem começar o seu próprio negócio. E 61% deste grupo deseja iniciar um negócio exatamente após a faculdade.

A Geração Z também não valoriza a educação formal tanto quanto as outras gerações. Eles analisam os aumentos astronómicos nas propinas das faculdades e perguntam: “Para quê?”

Esta geração também está ciente de quanto pode ser aprendido online.

Eles são investigadores e autoeducadores hábeis – 33% veem a aulas online, 20% leem livros em tablets e 32% trabalham com colegas online. Não é surpresa que apenas 64% da Geração Z planeie tirar um curso superior em comparação com 71% da Geração Y.

Ainda assim, apesar da crescente desconfiança da educação formal e da segurança no emprego, a Gen Z está otimista em relação ao seu futuro. Mais de metade desta geração acredita que ficarão melhor que os pais.

Então, o que significa isto para o teu negócio? O teu público-alvo está extremamente interessado em gerir um negócio, então, leva-o até aos bastidores e mostra como estes funcionam.

Além disso, podes ligar-te à Geração Z enfatizando qualidades empresariais, como positividade, auto-capacitação, determinação e resiliência.

3. Cria lealdade através de interações significativas

Se não é ainda, a retenção de clientes deve ser uma grande parte da tua estratégia de marketing. Isto porque, adquirir um novo cliente é de cinco a 25 vezes mais caro do que manter um cliente existente.

Mas reter os clientes da Geração Z será mais complicado que o normal. Vê o gráfico abaixo do Statistica, que mostra como a Gen Z vê a lealdade à marca em comparação aos Millennials:

A Gen Z está menos preocupada com o apelo das marcas do que os Millennials.

Além disso, de acordo com uma pesquisa do Lab42, os consumidores da Geração Z diferem dos Millennials, pois são menos propensos a serem motivados por programas de fidelidade.

Isto significa que precisas trabalhar muito mais para manter os negócios com estes e uma das melhores formas de o fazer é através de interações significativas.

Os consumidores da Geração Z estão ansiosos para interagir com as suas marcas favoritas. Mais especificamente:

  • 42% participariam num jogo online para uma campanha de marca;
  • 38% compareceriam a um evento patrocinado por uma marca;
  • 44% disseram que estariam interessados ​​em enviar ideias para design de produtos;
  • 36% criariam conteúdo digital para uma marca:

Portanto, organiza competições, jogos e eventos e pede ideias e comentários sobre o design de produtos e marcas.

Cultiva a lealdade à marca interagindo significativamente com a Geração Z da forma que puderes.

(Continuámos com o tema na próxima publicação)

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