A Speak and Lead em parceria com a Bemyself e Afterwork preparou o treino ideal para perder o medo de falar em público!
O Curso de Public Speaking para Empreendedores pretende ajudar os alunos a:
- Melhorar o pitch;
- Perder o medo;
- Controlar o nervosismo durante uma apresentação;
- Motivar a sua equipa de trabalho;
- Negociar de forma mais eficaz.
Esta edição realiza-se no LABs Lisboa e as 4 aulas do curso são orientadas pelo formador David Mourão, experiente em Public Speaking, Comunicação, Vendas, Negociação e Liderança Carismática.
As turmas já esgotaram, mas como não queremos que fiques de fora, vamos partilhar contigo ao longo das próximas semanas um resumo das ideias mais importantes de cada lição.
Lição #1
1 – Controlo de nervosismo e medo de falar em público
Como podemos controlar o nervosismo antes de uma apresentação e como perder o medo de falar em público? É simples.
Antes de uma apresentação é necessário que seja realizado uma boa preparação para nos sentirmos mais confiantes e tranquilos.
Nos 10 minutos anteriores à apresentação, é importante mantermos o pensamento positivo em vez de nos focarmos em pensamentos negativos: “e se correr mal?”.
É importante assumirmos uma posição confiante e assertiva, para transmitirmos uma imagem positiva à audiência.
Antes de iniciarmos o pitch é importante termos uma rotina inicial e não começar logo o discurso, pois irá permitir uma adaptação ao local e um último momento de concentração.
Já durante a apresentação, aconselha-se a utilização de um objecto, como por exemplo uma caneta, a qual podemos “apertar” de maneira a transferir a carga nervosa.
Get shit done and have fun!
2 – Apresentações Orais
Para construir uma apresentação de sucesso é importante definir o objectivo que se pretende alcançar:
- Informar: Cadência vocal elevada; com mais gesticulação;
- Motivar: Registo conversacional; descontraído;
- Persuadir: Cadência vocal reduzida para garantir clareza.
O discurso deve ser devidamente adequado à audiência e estruturado da seguinte forma:
- Abertura: agarrar a audiência (ex: deixar no ar uma pergunta sobre o tema);
- Introdução: orientar;
- Desenvolvimento: argumentar;
- Conclusão: resumir e destacar as ideias principais;
- Impacto Final: ser recordado.
Ao longo da apresentação devemos sempre conduzir a plateia e incluí-la na nossa “viagem”, captando a sua atenção entre as várias fases do discurso, para que todos se sintam envolvidos.
Nas próximas aulas serão abordados os seguintes temas:
- Delivery, Public Speaking Aplicado ao Empreendedorismo, Persuasão e Negociação.
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