Marketing de aplicações móveis (app) refere-se a uma variedade de atividades de marketing que são alavancadas para impulsionar downloads de aplicações, envolver utilizadores móveis e reter os utilizadores que já descarregaram uma aplicação móvel.
Este artigo pretende mostrar o que cada empresa ou empresário que lança uma app precisa de fazer nas várias fases de desenvolvimento, lançamento e crescimento da audiência de uma aplicação móvel. Dividimos este artigo nas fases cronológicas associadas à construção e lançamento de uma app. Cada uma destas atividades de marketing para aplicações móveis pode ser feita mais ou menos sequencialmente nas quatro fases seguintes:
- Desenvolvimento da aplicação
- 1-2 meses antes de lançares a tua app
- Semana de lançamento da app
- Atividades pós-lançamento
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COMO PREPARAR O MARKETING DE APLICAÇÕES MÓVEIS DURANTE A FASE DE DESENVOLVIMENTO
A maior parte, se não todos os teus esforços durante esta fase, serão centrados na construção da própria app. No entanto, há coisas que podes acrescentar à tua app para ajudar a divulgá-la sozinha, assim que for lançada. Estas características específicas podem ser adicionadas à tua aplicação móvel independentemente da indústria em que te encontras e do tipo de app que criaste.
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1. Facilita às pessoas a partilha e referência da tua aplicação móvel aos seus amigos.
A venda social é uma das mais poderosas ferramentas de marketing do teu arsenal.
Na verdade, a Word of Mouth Marketing Association relatou que, só nos Estados Unidos, há aproximadamente 2,4 mil milhões de conversas relacionadas com marcas todos os dias. As pessoas falam frequentemente sobre os produtos e serviços de que gostam e sobre as empresas que os oferecem.
Além disso, segundo a Nielsen, 77% das pessoas têm mais probabilidades de comprar um produto quando o conhecem através dos seus amigos e família.
Estes dados tornam essencial a incorporação de programas de referência no teu processo de desenvolvimento de app’s. Incentiva os teus utilizadores a convidarem os seus amigos, familiares, colegas de trabalho e outros associados a utilizar a app.
Em termos de desenvolvimento, esta funcionalidade deve ser incorporada originalmente na tua aplicação móvel. Integra-a com serviços que te permitam enviar a app através de mensagens de texto e plataformas sociais como o WhatsApp, Facebook Messenger, etc.
A Ibotta é um bom exemplo de uma aplicação que recompensa os seus utilizadores com um programa de referência incorporado. É uma app para smartphone que devolve aos utilizadores o dinheiro das suas compras na loja e no telemóvel, através do scan do recibo.
Por cada pessoa que referes à app deles, ganhas $5. Receberá o pagamento do bónus quando a tua referência fizer o scan do primeiro recibo da sua compra em dinheiro. Além disso, as tuas referências também ganham $10 por se inscreverem.
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2. Implementa a análise correta da aplicação móvel para medir o comportamento do utilizador após o lançamento
Devia tratar disto desde o início. Integrar com os kits de desenvolvimento de software analítico padrão (SDKs*) como o Google Analytics e o AppsFlyer ou outro semelhante. Precisas ter o framework analítico em funcionamento para saber como a tua aplicação móvel funciona.
O Analytics permite-te personalizar a experiência e o serviço do utilizador. Podes ver como eles interagem com a tua app e reagires às suas tendências, tais como retenção de ecrã e interação com uma determinada característica.
Compreende as atitudes dos teus clientes e faz com que se sintam valorizados. Isto também é fundamental para manter a fidelização dos clientes.
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3. Garante que as notificações “push” são ativadas para interagir com os utilizadores após o lançamento.
As notificações push são ótimas e são abertas com mais frequência do que os e-mails, por isso certifica-te de que aproveitas para te envolveres com os teus utilizadores em tempo real quando a aplicação estiver em funcionamento.
A E-goi publicou algumas estatísticas muito interessantes sobre a eficácia das notificações “push“:
- 90% das notificações push são abertas pelos utilizadores, em comparação com apenas 68,9% dos destinatários que veem e-mails de marketing no seu telefone;
- 70% das pessoas que abrem uma notificação push consideram-nas úteis;
- 40% das pessoas interagem com uma notificação push no espaço de uma hora após a sua receção.
Mas para que isto funcione, é necessário garantir que tens o serviço de notificação push ativado na tua aplicação móvel. Para adicionar notificações à tua app:
- Regista-te no serviço de notificação push do sistema operativo (iOS ou Android);
- O serviço OS fornece uma API, que permite que a tua aplicação comunique com o serviço;
- Adiciona o SDK à app. É uma biblioteca de códigos específica para o serviço de notificação push do sistema operativo.
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4. Ativar um mecanismo de feedback da aplicação e garante que os utilizadores podem facilmente localizá-la dentro da app.
É mais provável que as pessoas te deem um feedback se souberem que existe uma opção de o fazer fácil e conveniente e souberem como encontrá-la. Como proprietário de uma aplicação, queres saber o que está a acontecer, portanto, precisas de construir uma opção de feedback na app.
Pergunta ao utilizador se ele gosta da aplicação antes de pedir um feedback construtivo. Dá-lhes duas opções sob a forma de uma resposta de Sim/Não.
Se gostarem, guia-os para a secção de revisão na App Store para utilizadores iOS ou downloads de aplicações Android na Play Store. Isto permite-lhe partilhar o seu feedback positivo com novos clientes e encorajar mais downloads. Se disserem que não gostam, mostra-lhes um formulário de feedback simples e geral na app que lhes permite enviar informação para o back-end designado para processamento interno — e diz-lhes como planeias utilizar o feedback recolhido para fazer melhorias na aplicação.
Em alternativa, cria um questionário clássico onde os utilizadores escolhem entre uma série de respostas de escolha múltipla. Isto tem múltiplos benefícios: os utilizadores estão muito dispostos a responder-lhes e as próprias respostas são muito mais fáceis de analisar.
Em termos de desenvolvimento de aplicações, integra algo semelhante a uma página web para reduzir os custos de desenvolvimento front e back-end.
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5. Tem um pop-up de página inteira para anunciar futuras atualizações da aplicação (e forçar os utilizadores a atualizar).
Este é um dos maiores erros que os proprietários de aplicações cometem. A realidade é que depois de uma app entrar em funcionamento, e iniciares os teus esforços de marketing para aplicações móveis, vais receber feedback dos utilizadores, vais descobrir bugs e vais querer mudar as coisas com base no que a tua análise te está a dizer.
Dito isto, muito poucos proprietários de aplicações móveis pensam em criar um pop-up que force os utilizadores a atualizar a app quando surge uma nova versão. Isto desvirtua a capacidade de ter toda a gente com a última versão e de se envolver dentro da aplicação.
Por exemplo, digamos que tens um bug dentro da app e que fazes uma nova versão. Se não tiveres um pop-up a forçar as pessoas a atualizar, os usuários podem nunca o fazer. O mesmo pop-up, que deve ser personalizável, deve ser utilizado para introduzir novas funcionalidades aos utilizadores e mostrar como os ouviste. Além disso, basicamente acumulas dívidas tecnológicas e és forçado a continuar a suportar versões mais antigas da aplicação.
Conclusão – todas as aplicações devem ter esta funcionalidade.
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6. Encoraja automaticamente as classificações dos clientes através de um pop-up na app
Dispõe de pop-ups integrados para encorajar os teus utilizadores mais ativos a classificar a aplicação. Deves criar proativamente experiências dentro da app, o que fará com que as pessoas a classifiquem.
Lembra-te — quanto mais classificações tiveres, maior será o teu ranking na App e Play Store — que é a melhor forma de obteres publicidade e marketing gratuito.
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1-2 MESES ANTES DO LANÇAMENTO DA APLICAÇÃO
Este é um momento de muito trabalho para a maioria das empresas e empresários de desenvolvimento de aplicações; do lado do produto estarás a integrar ajustes finais ao software e a verificar a existência de bugs, etc., enquanto do lado do marketing estarás a tentar gerar interesse para obter downloads mais cedo.
Há muitas empresas de app’s que acreditam neste ‘velho’ ditado: “Constrói a aplicação e os utilizadores virão.”
Isto é um mito. Na realidade é mais: constrói a app, vai atrás dos utilizadores e TALVEZ eles venham.
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7. Cria um guia de estilo de branding para a tua aplicação
O branding tem tudo que ver com coerência; é preciso transmitir a mesma mensagem em todos os domínios. Faz isto usando um guia de estilo de marca que diz ao mundo exatamente do que se trata a tua app.
Os dois fatores mais importantes a considerar para os estilos de branding são a tua história e o teu logótipo.
Primeiro, tem uma história de marca forte que conte a todos o que mais gostas e como a tua aplicação resolve um problema específico dos utilizadores. Isto comunica aos potenciais utilizadores o que valorizas e ajuda a convencê-los que a tua app é algo a que eles querem estar associados e usar porque resolve automaticamente um problema que eles estão a enfrentar.
Deves também utilizar diretrizes ao criar o logótipo da tua marca para o manter consistente. Juntamente com a história do teu branding, o logótipo é a parte mais importante da tua marca. Para que seja reconhecível, tudo – desde o esquema de cores até à fonte – tem de ser consistente.
Pensa no WhatsApp, um dos logótipos de aplicação mais reconhecíveis do mundo – alguma vez utilizou qualquer outra cor para além do ‘Verde WhatsApp’? Claro que não!
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8. Cria um site para a tua app e uma landing page,que explica o valor desta
As landing pages são necessárias para explicar a ideia da tua aplicação e acompanhar o seu desempenho global. Todas as informações recolhidas na tua landing page devem ser usadas para aumentar as conversões de aplicações; neste caso, é para aumentar o número de downloads nas lojas de app’s, mas também os compromissos ao longo do tempo (alavancando o marketing por email quando tens uma base de utilizadores ativa).
Inclui muitos calls to action que direcionem os utilizadores pelo funil de marketing; a página de histórias da marca funciona muito bem para este efeito.
Os sites dedicados a aplicações específicas também são importantes para impulsionar o SEO para a aplicação. O objetivo do Google é fornecer aos utilizadores conteúdos relevantes. Landing pages com conteúdo informativo e relevante vão impulsionar a tua classificação nos motores de busca.
Vê a landing page da AIVA por exemplo. Mostra todas as vantagens de utilizar a app, como e onde pode ser utilizada, e porque é que os utilizadores se devem preocupar com a aplicação.
Começa a recolher e-mails do site que também lançarás antes da tua app entrar em funcionamento para entusiasmar as pessoas. Alimenta-os com conteúdos regulares e, quando o lançares, já estarão prontos para serem descarregados.
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9. Cria um vídeo de demonstração para entusiasmar futuros utilizadores com a tua aplicação
Os humanos são criaturas visuais. Tira partido disto criando um vídeo demonstrativo. Segundo a Buffer, o conteúdo visual é 40 vezes mais provável de ser partilhado através de redes sociais.
Faz um pequeno vídeo de 30-60 segundos para a aplicação onde explicas como funciona e os benefícios de a utilizar. Tal como todos os conteúdos da aplicação/landing page, este vídeo deve trazer valor ao utilizador.
Publica isto na tua landing page e também na app. Deve estar pronto no teu site para quando a aplicação entrar em funcionamento. E quando a lançares, adiciona também o vídeo à tua página da App Store.
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10. Cria um press release para convencer os jornalistas a divulgar a tua candidatura
Os comunicados de imprensa são necessários para enviar os lançamentos aos jornalistas que possam estar interessados em fazer a cobertura da tua aplicação, também conhecida como publicidade gratuita. Fazer um comunicado de imprensa é absolutamente fundamental para o teu sucesso.
Todos os comunicados de imprensa devem incluir:
- Um título apelativo;
- Um contacto para a imprensa;
- Um resumo dos teus pontos;
- Parágrafos de informações relevantes e valiosos, explicando os pontos de forma mais pormenorizada;
- Citação do head designer/CEO/etc;
- Declaração final;
- Boilerplate** da tua marca.
É importante que utilizes um jornalista que tenha desenvolvido um acompanhamento na tua área de negócio. Por exemplo, se estás a criar uma app no âmbito da saúde, faz sentido entrar em contacto com alguém que se tenha estabelecido como uma fonte de informação de confiança na indústria da saúde.
Envia o teu press release aos jornalistas 2-3 semanas ANTES de lançares a app. Utiliza ferramentas como a Cision para encontrar uma lista de jornalistas que poderão fazer a cobertura da tua aplicação.
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11. Cria uma lista de imprensa com jornalistas do teu nicho
Ao criares a tua lista de media, tens de conhecer a audiência que estás a visar e os media que eles consomem. Isto varia consoante a base da tua história, que ela seja de negócios ou de consumo. Por exemplo, as histórias relacionadas com o negócio podem ser mais adequadas para publicações comerciais, enquanto as histórias relacionadas com o consumidor visam os blogues.
Tal como o comunicado de imprensa, é necessário utilizar ferramentas como a Cision e a NinjaOutreach para ajudar no planeamento da tua estratégia de divulgação. Criar diferentes modelos de e-mail, dependendo das coisas que estes jornalistas cobrem e nas quais estão interessados.
Além disso, para ser eficaz com esta estratégia, deves escrever um discurso personalizado. Qualquer pessoa pode escrever um template genérico para seguir – estes são tão facilmente notados que serás apenas mais uma empresa à procura de alguma atenção dos media. Abordagens personalizadas mostram ao jornalista que entendes o trabalho dele e o que ele estará à procura.
Cria notas de como te relacionas com eles e guarda-as para serem utilizadas dentro de algumas semanas como parte das tuas campanhas de e-mail marketing.
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12. Criar uma lista de influenciadores de redes sociais/blogs
Um influenciador é diferente de um jornalista. Um influenciador online é alguém que, devido aos seus conhecimentos, talento e perícia numa determinada área, estabeleceu uma audiência. Estes tendem a ser muito ativos nas redes sociais e a colocar conteúdos regulares nos seus canais.
O Marketing de Influência tem crescido a par com a evolução das redes sociais e do seu alcance. O Instagram é a Rede Social elegida e as Instagram Stories o formato preferido dos influenciadores. Segue-se o Twitter (9,5%), Facebook (8,5%) e Youtube (3,9%).
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13. Cria os teus perfis nas redes sociais e começa a publicar regularmente
Isto deve ser feito um mês ANTES do lançamento da tua aplicação. Começa por convidar literalmente todas as pessoas que conheces a gostar e seguir a tua página. Pede a alguns amigos íntimos e familiares para fazerem o mesmo.
O teu objetivo deve ser conseguir pelo menos 500 seguidores e 20-30 publicações para que quando a app estiver disponível e qualquer pessoa nova chegar às tuas páginas, não percebam que a aplicação acabou de ser lançada.
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14. Começa a executar uma estratégia SEO robusta para conduzir o tráfego para a tua app
Incluímos esta dica 1-2 meses antes do teu lançamento porque o Google demora entre 60-90 dias a apanhar qualquer coisa. É muito melhor estar classificado nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs) antes de a aplicação estar disponível do que ter de perder 2 meses de potenciais downloads devido ao tempo de atraso.
Não podes fazer SEO nativo para uma aplicação móvel, mas podes fazer SEO para o teu site promovendo a app.
Encontra palavras-chave para as quais pretendes que a tua aplicação seja classificada nos SERPs. O Google Keyword Planner é uma ótima ferramenta gratuita para ajudar a encontrar palavras-chave baseadas no volume de pesquisa, competitividade e preço a promover no AdWords.
Alternativamente, Ahrefs é uma ferramenta paga que te permite ver o que os teus concorrentes estão a classificar organicamente e de onde estão a obter links. Isto vai permitir que cries algumas palavras-chave próprias e planeies estratégias de construção de links.
Além disso, criar conteúdos originais para colocar no seu site e partilhar através das tuas redes sociais. Estes podem tornar-se ativos com links, que são ótimos para a criação de links em si.
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2 SEMANAS ANTES DE LANÇARES A TUA APLICAÇÃO E EXECUTAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING DA TUA APP
As próximas dicas devem ser feitas cerca de 2 semanas antes da app estar disponível para download.
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15. Contacta os jornalistas e influenciadores
Recupera a tua lista de meios de comunicação e influenciadores e começa a comunicar com eles através das redes sociais e de e-mails.
Para as redes sociais, gosta e comenta as publicações deles. Isto mostra-lhes (e ao público deles que gostarias de tivessem descarregado a tua aplicação) que és um membro ativo da comunidade. Não te esqueças também de responder a quaisquer mensagens e comentários das tuas próprias publicações nas redes sociais.
Para o envio de e-mails, envia 2 e-mails por semana para a tua lista de jornalistas e influenciadores que concordaram em divulgar a tua aplicação. Queres ter os influenciadores prontos para publicar o dia do teu lançamento e conduzir tráfego para a tua app.
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16. Faz otimização das lojas de aplicações
Já mencionámos anteriormente que não podes fazer SEO para a listagem da tua aplicação. No entanto, o que podes fazer é ASO (App Store Optimization).
Escreve uma descrição da app breve, simpática, mas abrangente, incluindo as palavras-chave da tua app e da tua marca, para que possa ser arquivada na categoria correta. Quando as pessoas navegam nas lojas de aplicações, não leem grandes blocos de texto. São necessárias apenas algumas frases bem construídas para convencer alguém a fazer o download.
Pensa nos produtos Amazon. Alguma vez te sentes esgotado pelos intermináveis argumentos quando olhas para os detalhes dos produtos? A mesma lógica aplica-se aqui. Não queres desencorajar as pessoas se o puderes evitar.
Também é preciso ter screenshots claros para divulgar a aplicação. Estes devem ser autoexplicativos e ter legendas atrativas para seduzir os consumidores e incentivar os downloads.
Lembra-te, os humanos são criaturas visuais. Se parecer fácil de usar e os benefícios se refletirem no consumidor, podes contar que vão descarregar a tua app!
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17. Começa uma comunidade online ou participa ativamente em comunidades já consolidadas
A ideia geral é tornares-te um membro valioso ANTES do lançamento da aplicação, evitando ser visto como um spammy. Isto inclui tanto as comunidades online como offline.
Em termos do online, responde a tópicos de Quora e Reddit que sejam relevantes para a tua app. No entanto, não faças spam; sê informativo e faz link para o teu produto onde este fizer sentido.
O Slideshare também é ótimo. Cria uma breve apresentação e partilha-a nas tuas páginas das redes sociais. Faz um link para o teu site e, mais uma vez, leva-os para o funil de marketing.
As relações presenciais continuam a ser a chave para o sucesso. Cria um meetup ou junta-te a um em que a tua app possa ser útil. Dirige-te a pessoas que se preocuparão com a tua aplicação móvel e que se tornam teus apoiantes. Sites como o Meetup podem ajudar-te a criar ou encontrar um evento onde possas falar sobre o teu produto.
Usa o teu site e páginas de redes sociais para partilhar com os teus seguidores que estás a organizar ou a assistir a um determinado evento. Envia-lhes um link que eles próprios podem subscrever para participar.
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18. Cria e dá estilo com o logótipo e slogan da tua app
O que é que mais gostam as pessoas? Coisas grátis. Umas semanas antes da aplicação entrar em funcionamento, começa a fazer produtos que podes oferecer como parte de uma promoção, tais como canecas e chapéus.
As t-shirts também funcionam bem, mas apenas se forem de alta qualidade. Se não forem, dás aos consumidores a impressão de que a tua marca é barata e de má qualidade, o que não funciona bem quando se lança um novo produto.
Inclui o teu produto, o logótipo e slogan da tua marca nas t-shirts. Entrega-as à tua equipa e amigos para usarem no dia do lançamento para te ajudar a conseguir alguns downloads.
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DEPOIS DE LANÇARES A TUA APLICAÇÃO MÓVEL E INICIARES A TUA CAMPANHA OFICIAL DE MARKETING
Ainda há muito trabalho a fazer depois da tua app entrar em funcionamento. Aqui estão algumas coisas que deves considerar utilizar como parte das tuas campanhas para aplicações móveis.
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19. Organiza uma festa de lançamento para tua aplicação móvel
Convida os teus amigos, familiares, associados e todos os outros contactos. Isto inclui todos os jornalistas e influenciadores que contactaste ao longo dos últimos meses para gerar alguma publicidade.
A oferta de comida e bebida é muitas vezes um ponto de venda chave para que as pessoas compareçam, mas as pessoas também vão descarregar a tua app! E também dirão a outras pessoas para o fazerem. Além disso, ao teres influenciadores e media no teu evento, estes podem ajudar a espalhar a experiência positiva com a aplicação no canal assim que o evento terminar!
Se precisares de ajuda externa no planeamento do evento, entra em contacto com um organizador de festas que te possa ajudar a organizar tudo o que for necessário.
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20. Experimenta campanhas publicitárias app-install
A realização de campanhas publicitárias de instalação de aplicativos impulsiona o crescimento orgânico num cenário competitivo.
Os downloads orgânicos provêm de pesquisas ou da navegação em geral. Isto significa que as tuas palavras-chave são fundamentais para as pessoas que procuram a aplicação. Por outro lado, os downloads inorgânicos provêm de promoções pagas. O número total de instalações é um fator importante na ASO.
Gasta entre 500 e 1000 euros no Facebook/Twitter/Adwords para teres os teus primeiros utilizadores. No início, vais querer pelo menos 200-300 utilizadores, que são mais fáceis de obter através de campanhas de social media pagas. Depois disso, podes crescer organicamente.
Depois de muitas instalações/downloads, tens a oportunidade de ser destacado na loja de aplicações, o que te vai dar muito mais utilizadores.
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21. Cria cartões de visita com códigos QR e distribui-os a estranhos
Quando os criadores da aplicação lançam a sua, muitas vezes vão à Internet e, ou explodem as redes sociais e os contactos a anunciar a nova app ou criam anúncios para a mesma. E não há nada de errado com esta abordagem. Mas a realidade é que podes facilmente obter muitos downloads apenas por ofereceres às mais variadas pessoas um cartão para o download da app.
Os cartões de visita com códigos QR são super baratos e dão acesso imediato. Não há tempo de atraso, não é necessário follow up; basta digitalizar e obter. Além disso, os cartões de visita que incluem códigos QR criam uma impressão positiva da tua marca – estás a par da tecnologia atual e preocupas-te com a experiência do cliente.
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22. Atualiza todos os teus pontos de contacto (assinatura de e-mail, voicemail, perfis nas redes sociais)
As tuas personalizações são ótimas formas de encorajar ainda mais os clientes a descarregar a tua aplicação.
Adicionar os links da App Store à tua assinatura de e-mail. Além disso, altera o voicemail do teu negócio para encorajar as pessoas que telefonam a visitar a app. Para as tuas páginas de redes sociais, atualiza a tua capa e imagens de fundo para algo criativo com a app em uso.
Quer as vejas ou não, conheces muito mais pessoas do que pensas, por isso certifica-te que assim que a tua aplicação móvel entrar em funcionamento, todos ficam a saber.
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23. Submete a tua aplicação a sites de revisão de app’s
Os sites de revisão de aplicações ajudam as pessoas a descobrir app’s interessantes e úteis. Produzem um bom tráfego orgânico e podem até ter a tua app destacada em vários sites, gerando mais downloads.
Basta visitar o site e submeter a tua aplicação móvel às equipas administrativas para revisão. Caso não consigas submeter a tua app, contacta a equipa de suporte com e-mails personalizados, utilizando as técnicas que descrevemos anteriormente.
Por exemplo, o ProductHunt é uma das plataformas mais influentes para novas aplicações e software. Depois da tua app estar online, contacta-os para a listar. Se receberes muitos comentários, será fantástico para downloads. Para que a bola comece a rolar, pede à tua rede para votar na tua aplicação.
Clica aqui para conheceres uma lista de 10 sites de reviews de aplicações.
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24. Candidata-te aos prémios de aplicações móveis
Mais prémios equivalem a mais downloads. São um sinal de aplicações de qualidade que superam os concorrentes; porque é que alguém iria descarregar a app de outra pessoa quando a sua foi reconhecida como sendo incrível?
Aqui estão alguns sites que aceitam candidaturas para design de aplicações e prémios de funcionalidades:
- Appy Awards;
- Best App Ever Awards;
- Apple Design Awards;
- Appsters Awards;
- The Webby Awards;
- Best Mobile App Awards.
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25. Verifica o Analytics/feedback da app e melhora com o tempo
Por último, uma aplicação móvel não é um negócio que está feito e fechado. Garante que usas o feedback dos utilizadores e que o melhoras ao longo do tempo. E para isso, certifica-te de que implementas o Analytics.
Ouvir o feedback dos consumidores e implementar mudanças cria fidelização dos clientes. Eles verão que ouves e, mais uma vez, que te preocupas com a experiência do cliente.
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CONCLUSÃO
Estas dicas vão ajudar-te a trabalhar o marketing da tua aplicação num mercado competitivo e apinhado. Há tantas aplicações por aí que precisas fazer com que a tua se destaque.
Nós já abordamos como promover a tua aplicação móvel:
- Enquanto está a ser desenvolvida com feedback, notificações e atualizações;
- Meses antes do lançamento com estilos de branding, listas de contactos e SEO;
- Semanas antes do lançamento com ASO, divulgação e brindes;
- Após o lançamento com sites de revisão, prémios e alterações baseadas no analytics.
Agora está nas tuas mãos. Se precisares de ajuda, podes sempre falar connosco!
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*SDK (Software Development Kit), fornece um conjunto de ferramentas, exemplos de código, documentação relevante e processos ou guias para ajudar os developers a criarem aplicações de software numa plataforma específica. Os SDKs são a fonte original de praticamente todos os programas que um utlizador moderno interage.
**Boilerplate é um termo que ficou conhecido como “sobre a empresa”, um parágrafo único que reúne as principais informações sobre determinada empresa, como informações sobre a sua história, breve explicação do negócio, principais produtos e serviços, número de funcionários e conquista de prêmios e certificados. O boilerplate é reproduzido sempre após um press release ou uma notícia sobre a empresa, por isso, deve ser bem elaborado para apresentar a essência da organização sem rodeios.