As empresas, marcas e personalidades precisam de saber a verdade.
Um dos teus maiores inimigos enquanto empresário é a desinformação. Há muitos conselhos errados online, especialmente quando se trata de marketing nas redes sociais. Infelizmente, muitas destas orientações parecem razoáveis no papel. Sem a investigação ou conhecimento adequados, podes acabar por pôr em perigo involuntariamente o futuro do teu negócio. Aqui estão sete mitos comuns do marketing de redes sociais que precisas ter em atenção, mas há muitos mais!
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1. O FEEDBACK NEGATIVO PODE SER IGNORADO EM SEGURANÇA
O marketing das redes sociais não se resume a promover as partes positivas da tua marca. Envolve também a gestão de todo e qualquer feedback negativo dirigido ao teu negócio. Ignora esses ataques e golpes e eles irão inflamar-se online, convencendo os consumidores a ignorar a tua marca numa altura em que precisas de todos os clientes para ajudar a tua empresa a crescer. Quando encontrares um feedback negativo, responde-lhe — estrategicamente. Responde rapidamente a todos os comentários. Não só podes limitar o feedback negativo antes de este ganhar algum terreno, como também as respostas rápidas mostrarão que ouves e respondes às preocupações dos clientes, mesmo que sejam negativas.
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2. O E-MAIL JÁ NÃO É RELEVANTE
O marketing de redes sociais não deve ser considerado um substituto para outros métodos, mas sim um instrumento para aumentar o alcance do teu cliente. O e-mail ainda tem um papel a desempenhar nas tuas campanhas de marketing, por isso mantém essas listas de destinatários e campanhas de e-marketing. Elas ainda valem o teu tempo.
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3. TODO O CONTEÚDO REPRESENTA A LIDERANÇA INTELECTUAL
O marketing de conteúdos é uma parte integrante do marketing de redes sociais. A plataforma social é o que utilizas para distribuir conteúdos de forma eficiente aos teus utilizadores e o conteúdo em si é responsável pela perpetuação e desenvolvimento da tua marca. No entanto, muitos empresários equacionam falsamente todo o conteúdo com a liderança intelectual.
O teu melhor conteúdo é o que provavelmente te dará esse tipo de autoridade sobre o teu público. Alguns deles irão girar em torno de responder a perguntas ou dar ao mercado exatamente aquilo que eles pediram. Trata-se menos de liderança intelectual do que de apelar diretamente ao seu público. A distinção é importante, porque sem ela, poderás criar conteúdos que não reforcem a autoridade e a confiança da tua marca.
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4. AS REDES SOCIAIS E O MARKETING DE CONTEÚDOS SÃO DUAS CAMPANHAS DIFERENTES
Esta é outra noção que é simplesmente falsa! O marketing de redes sociais dá-te uma plataforma a partir da qual podes distribuir o teu conteúdo com maior facilidade. Uma não funciona bem sem a outra e a compreensão disto é fundamental. Todo o conteúdo criado para a tua empresa pode e deve ser difundido nas tuas redes sociais.
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5. OS TÓPICOS DE CONTEÚDO DEVEM SER LIMITADOS PARA PROTEGER OS TEUS SEGREDOS
As pequenas empresas e as empresas em fase de arranque começam intrinsecamente com o pé atrás. Não importa quão boa seja a tua ideia, não importa em que indústria estás, estás a lutar para ganhar atenção num mundo cheio de marcas e personalidades maiores e mais estabelecidas. Poderás ser aconselhado a limitar a informação que o teu conteúdo contém, num esforço para proteger os teus segredos, mas não o deves fazer.
Primeiro, muito do que privilegias já é conhecido pela concorrência ou pode facilmente ser objeto de engenharia reversa a partir do teu produto. Em segundo lugar, o conhecimento não é suficiente para alguém derrotar ou superar a tua própria presença. Se o conhecimento fosse tudo, os leitores de livros governariam todas as áreas. Não hesites em partilhar o que sabes com o teu público e confiar na tua capacidade de execução. Os teus leitores vão adorar-te pela tua abertura e confiança.
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6. O MARKETING DE REDES SOCIAIS É PRINCIPALMENTE PARA GERAR NOVOS CLIENTES
Claro, as redes sociais podem dar-te novos clientes, mas esse nunca deve ser o teu objetivo principal. Pesquisas revelaram que os seguidores das contas de redes sociais empresariais já eram fãs antes da sua adesão. Não foram convertidos pela existência do perfil, tornando o marketing de redes sociais mais próximo da “apregoar ao coro” do que de uma estratégia de recrutamento. O marketing de redes sociais é melhor utilizado como uma forma de manter o teu mercado atual e não como uma simples estratégia de expansão. Compreender isto pode ajudar-te a orientar uma estratégia relevante para o teu público crescente.
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7. AS MÉTRICAS DAS REDES SOCIAIS NÃO PODEM SER MEDIDAS
Se estiveres à procura de um número singular para rastrear que te diga quão eficaz é a campanha, não encontrarás nenhum. No entanto, há muito a medir, desde cliques até ao comportamento do cliente. Toda essa informação pode dizer-te se a tua campanha atual é rentável ou se precisas de mudar algo. Só tens que identificar quais as métricas geradas pela tua campanha que são mais importantes para os teus objetivos.
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O marketing de redes sociais é eficaz, mas apenas se o fizeres corretamente. Os mitos miríades que enfrentas podem impedir-te de atingir o tipo de sucesso que pode ajudar a tua empresa a prosperar. Acaba com as mentiras para garantires que tens a estratégia social certa para teres sucesso.