A persuasão é a peça central da atividade empresarial. Os clientes devem ser persuadidos a comprarem os produtos e serviços da tua companhia. Deves convencer colaboradores e colegas a seguirem os teus planos e alcançarem determinados objetivos, os teus investidores a financiarem-te ou os teus parceiros a assinarem o próximo contracto.
Mas, apesar da importância fundamental da persuasão, muitos executivos têm dificuldades em comunicar e sobretudo em inspirar. Mas afinal o que é que podes fazer para entusiasmares os outros?
Os especialistas defendem que a arte de contar uma boa história tem mais sucesso do que um PowerPoint. A retórica tradicional nem sempre é muito eficaz, até porque muitos executivos limitam-se a tentar persuadir os seus parceiros e colaboradores com uma apresentação em PowerPoint onde indicam os objetivos e desafios da empresa e o que deve ser feito para os alcançar. Esta técnica de persuasão apela apenas à parte intelectual e esquece-se da parte emocional. Se queres persuadir os outros, associa uma ideia a uma emoção.
E como é que podes fazer isso? Através de uma história cativante. Porquê? Porque todos nós adoramos uma boa história. Não se trata apenas de narrar factos, mas sim de usar a imaginação para despertar emoções no público. É fundamental que a tua ideia associada a uma determinada emoção se torne memorável.
Se conseguires contar uma boa história aumentas exponencialmente a probabilidade das pessoas se quererem envolver no teu projeto.
O que é uma história?
Ingredientes para uma boa história:
– Desejo – Um protagonista (pode ser uma empresa) com um determinado objetivo ou desejo;
– Forças que se opõem a esse desejo – Choque entre expectativas e a crueza da realidade, descrição dos problemas, mostra que o caminho para o sucesso não é fácil;
– Descrição cativante – Descrição das aventuras e desventuras do protagonista; as decisões que teve que tomar, os erros que cometeu; a sua luta contra as forças da natureza e/ou contra oponentes;
– Suspense – Cria suspense, incerteza, será que a história vai ter um final feliz?
– Veracidade – A tua história tem que ser verdadeira ou pelo menos verosímil.
Dicas para um bom storytelling
- Descobre o que é que torna a tua empresa única;
- Reúne várias ideias – brainstorm;
- Dá ênfase ao lado humano da tua empresa;
- Estrutura a tua história;
- Cria uma narrativa entusiasmante, mas realista;
- Escolhe um protagonista com quem o teu público se identifique;
- Desperta emoções;
- Cria conteúdo que o teu público queira partilhar;
- Utiliza recursos audiovisuais: fotos, vídeos, músicas, animações …
- Partilha a tua história através das redes sociais e do website da empresa;
- Avalia os resultados da tua estratégia de storytelling.
Exemplos de storytelling
Se quiseres ver exemplos bem-sucedidos storytelling clica nos links abaixo. Os vídeos destas empresas tornaram-se virais pelas histórias que contam. Em muitos casos nem sequer é muito evidente o produto/serviço que a companhia está a tentar vender, mas desperta de imediato a curiosidade do público. Afinal quem é a empresa que criou este vídeo tão partilhado? O storytelling evidencia o lado humano da empresa e mostra a sua consciência face aos desejos e emoções dos outros.
Google Search: Reunion
EDEKA Weihnachtsclip
John Lewis Christmas Advert 2016
Thai – Life Insurance (vencedor do prémio de melhor anúncio em 2014)
E tu? De que é que estás à espera para aplicar a estratégia do storytelling na tua start-up?