Receita Irresistível
És um novato no mundo do design? Gostavas de criar um logótipo, és principiante e não sabes como? Não te preocupes! Hoje vamos ensinar-te algumas dicas para criares o logótipo perfeito.
Acabas de entrar numa cozinha empresarial onde o logótipo é dos elementos mais importantes, por isso, a receita que temos para ti vai ensinar-te, passo a passo, a misturar e preparar os ingredientes na perfeição para obteres um logótipo irresistível.
Ingredientes para um logótipo perfeito:
Detalhes, q.b.;
Simplicidade e equilíbrio;
Conteúdo;
Tipografia adequada;
Mensagens claras;
Posicionamento objetivo;
Sistema coerente de identidade;
Visual subtil e interessante;
Versatilidade;
Cor.
1º Passo:
Para começar, é importante que comeces por misturar o que pesquisaste com o conhecimento que tens. Para obteres a textura inicial precisas do maior número de informações possíveis sobre o que pretendes criar. Vai adicionando o teu público-alvo e os objetivos da tua empresa.
De seguida, aumenta o reconhecimento da tua marca com um branding consistente e constante. Isto vai servir para reforçar a identidade da marca da tua empresa e garantir novos clientes que se identifiquem com a tua empresa com mais facilidade, pois passam a conhecer não só a tua marca, como a tua missão e identidade, aumentando a confiança e fidelização.
2º Passo:
A cor é um ingrediente que deves prestar muita atenção. Além de representar um significado, pode revelar efeitos psicológicos, por isso, sê comedido nas quantidades que adicionares. O truque passa por utilizares a cor para conotar a tua imagem positivamente e usares cores fortes para chamar à atenção, mas sem quebrar a harmonia da composição. Convém, também, que a cor que escolhas adicionar estabeleça uma relação forte com o nome e objetivos da tua empresa.
3º Passo:
É altura de adicionar a simplicidade. Quanto mais simples as formas e desenhos do teu logótipo, mais facilmente a tua intenção é passada e memorizada para quem o interpreta. Não mistures muitos efeitos só para mostrares que os dominas. Menos é melhor. É sempre preferível que adiciones mais equilíbrio do que efeitos, pois o cérebro dá preferência à coerência e harmonia. Não te esqueças de testar os tamanhos possíveis para que não perca qualidade em vários formatos.
4º Passo:
Chegou a hora de levar ao forno a tipografia. Não utilizes um forno vulgar, ou seja, procura evitar escolher fontes que já foram muito usadas e mais do que uma, pois dará um aspeto confuso ao logótipo. Não te esqueças de verificar se o logótipo é bem percetível e legível em diferentes formatos. Podes sempre experimentar e personalizar uma fonte nova. Agora com o forno bem aquecido, basta levar o preparado ao lume até estar bem confecionado.
Para finalizar:
Agora que todos os passos estão concluídos, basta conferir se todos os passos foram cumpridos com sucesso e se não existem erros no processo de fabrico. Cada receita é diferente, então o melhor conselho que temos para ti é que apliques a tua personalidade e identidade em todos os teus preparados para alcançares a originalidade e nunca te acomodes a imposições externas. O logótipo é o aspeto mais importante da tua marca, por isso, aproveita para inspirar confiança e abrir portas para o reconhecimento!
Para saberes mais sobre logotipos podes consultar: bemyself.pt/5-segredos-logotipo-perfeito/