COVID-19: Ideias de Conteúdo Para Todos os Nichos
Este é um momento, no mínimo, stressante. Tudo é afetado pelo COVID-19 de alguma forma, incluindo o nosso trabalho.
Depois de termos tido tempo para reconhecer a nossa sorte por trabalhar em digital, é altura de avaliar se a nossa estratégia atual de conteúdos precisa de algum ajuste com base nos acontecimentos atuais.
Muitos marketers encontram-se com:
- Vontade de escrever sobre algo relevante;
- Necessidade de acrescentar mais conteúdo às suas agendas;
- Sem saber como contribuir num momento como este.
Um estudo no Ubersuggest, testou várias palavras-chave para ver quais as que representaram uma tendência durante o surto do COVID-19 e que poderiam merecer alguma atenção por parte dos especialistas em marketing de conteúdos.
Os resultados abaixo são para o termo “Coronavírus”. Para as outras palavras-chave identificadas, foi procurado um pico significativo nos meses de janeiro, fevereiro e março, certificando-se que correspondiam devidamente.
As conclusões revelam potenciais tópicos para várias indústrias primárias. Vê se alguma delas te propicia inspiração para conteúdos de qualidade que possas criar nos próximos meses.
Começamos por uma das indústrias mais atingidas por esta pandemia: as viagens. Esta foi difícil, pois cada vez mais as pessoas optam, compreensivelmente, por conduzir, caminhar ou andar de bicicleta para se deslocarem, e já não dependem dos transportes aéreos ou dos transportes públicos à medida que as viagens e o trabalho são cancelados. No entanto, foram identificadas algumas oportunidades fundamentais.
Seguro de viagem
Embora tenha aumentado nos meses de Verão, o interesse pelo tema dos seguros de viagem voltou a aumentar. Talvez aqueles que têm de viajar queiram ter a certeza de que estão cobertos se adoecerem, ou talvez os que cancelaram viagem queiram ver o que o seu seguro cobre.
Em ambos os casos, as pessoas estão à procura de informações sobre seguros de viagem e como estes podem ajudá-las.
Viagens de comboio
Parece que as viagens de comboio se inserem numa categoria ambígua sobre a qual as pessoas se interrogam. Não estamos aqui para dizer se é seguro ou não, mas como todos ouvimos, é melhor não viajar de todo. No entanto, talvez a tua marca possa oferecer alguma clareza sobre o tema e oferecer alternativas.
Viagem virtual
Para todos os retidos em casa, mas que ainda se debatem com o desejo de passear, como podem continuar a explorar a partir do sofá? As viagens virtuais parecem estar a ganhar popularidade à medida que cada vez mais pessoas se encontram presas em casa.
Em alguns casos, as empresas e as escolas passaram de presenciais a virtuais quase de um dia para o outro. No geral, tem sido um grande abanão e os tópicos relevantes estão a evoluir em conformidade.
Ensino à distância (a partir de casa)
Muitas crianças estão em casa e os pais estão, de repente e inesperadamente, na posição de os ensinar. E estes têm muitas perguntas!
Cursos gratuitos online
Com todos os planos essencialmente cancelados como resultado do “distanciamento social”, as pessoas procuram formas de passar o seu tempo em casa. Se ofereces cursos online, pensa em ampliá-los e explicar o seu valor. Se não o fizeres, pondera se faz sentido criar um.
Dicas para trabalhar em casa
Tanto os executivos como o staff procuram aconselhamento sobre como melhorar a produtividade enquanto trabalham a partir de casa, talvez pela primeira vez. Pensa em criar conteúdos com sugestões sobre como criar um escritório em casa ou manter um horário enquanto se lida com distrações em casa.
Como se manter concentrado
Quer seja porque as pessoas estão a trabalhar ou a estudar em casa pela primeira vez ou porque estão ansiosas e distraídas com os acontecimentos que estão a desenvolver-se, cada vez mais pessoas estão a lutar para se manterem concentradas. A tua marca pode oferecer alguma coisa através da motivação ou de ferramentas de concentração e eficiência? Usa-a!
Transmissão gratuita (streaming)
Por agora estamos presos ao digital, e as pessoas estão à procura de novos meios de comunicação para consumir. O que pode a tua marca oferecer? Também tendência são: “jogos digitais baratos” e “melhores jogos de vídeo multiplayer”.
Aprender a tocar piano online
Algumas pessoas estão a aproveitar o seu novo tempo livre para hobbies e desenvolverem competências para as quais não tiveram oportunidade no passado. A tua marca pode ensinar-lhes alguma coisa?
Os melhores negócios de compras online
As taxas de palavras-chave para este termo são tão elevadas como eram durante as férias. Será que as pessoas que ainda têm rendimento disponível irão passar o tempo a fazer compras online, enquanto outras que têm maior impacto financeiro irão reduzir, deixando as coisas a um nível líquido igual?
Além da saúde e segurança da população, os cortes financeiros são os que mais afetam emocional as pessoas durante a pandemia. Muitas são despedidas ou não podem trabalhar e a preocupação financeira disparou. O que podes fazer para proporcionar orientação ou alívio?
Desemprego
Com o aparecimento do COVID-19, muitas pessoas estão inesperadamente a tentar preencher formulários de desemprego, e muitas dessas pessoas não fazem ideia de como o fazer, de quanto dinheiro vão receber, ou de como obter essa informação. Os guias informativos e as dicas podem ser extremamente úteis nesta área.
Dicas de orçamento
Com despedimentos e cortes salariais, as pessoas estão a lutar para encontrar novas formas de poupar dinheiro. Com os mesmos resultados está a tendência: “Como investir dinheiro sabiamente” – muito provavelmente por causa da flutuação do mercado das Ações. Tens algum insight que possas oferecer?
Quando as tensões são elevadas é importante prestares atenção a todas as relações na tua vida, o que significa que vários subtópicos nesta vertical podem ser de importância vital.
Encontros em casa
Os casais presos em casa estão à procura de formas de manter a sua vida romântica. Faz sentido para a tua marca oferecer dicas de encontros ou relações num momento sem precedentes como este?
Restabelecer a ligação com os amigos
Fisicamente estamos todos a praticar o distanciamento social, mas não devemos estar praticamente desligados das pessoas das nossas vidas. Parece que as pessoas se questionam sobre se devem aproveitar este tempo livre para se voltarem a conectar com velhos amigos. A tua marca pode oferecer conselhos sobre o tema ou, possivelmente, um fórum para que estas ligações aconteçam?
Como fazer os teus pais entender o que sentes
Há muitas piadas por aí sobre a Geração Z e Millennials que tentam convencer os seus pais Boomers a ficarem dentro de casa. Mas as piadas têm uma razão de ser: Muitas pessoas estão a ter pela primeira vez conversas difíceis com a família sobre um assunto (COVID-19) que nem elas sabem bem como explicar. Poderias dar algumas dicas úteis de como abordar estas conversas?
A saúde é, sem surpresas, uma categoria vital neste momento. Não vamos entrar nas coisas óbvias (lavar as mãos, gel de mãos, etc.), mas antes abordar outros tópicos populares que possam ser úteis.
Como obter um seguro de saúde
Semelhante ao “desemprego” acima referido, esta é provavelmente uma resposta ao facto de as pessoas estarem a perder os seus empregos e agora não terem a certeza de como podem obter um seguro de saúde. Que outras preocupações poderão estas pessoas ter com que possas ajudar?
Exercícios indoor
As pessoas podem ter que ficar em casa, mas também estão a tentar manter-se saudáveis. Como podes ajudá-las neste esforço? Outra tendência: “como começar a correr”, o que indica que o exercício solitário ao ar livre também é fundamental.
Como fortalecer o sistema imunitário
As pessoas estão preocupadas com a sua saúde e querem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se protegerem do COVID-19. No entanto, mergulha neste assunto apenas se a tua marca for algum tipo de perito médico legítimo. Informações falsas podem prejudicar vidas. Outra tendência: “dieta saudável”.
Jornalismo
Não te esqueça da saúde mental, que também está a ser afetada pela pandemia. As pessoas estão stressadas, ansiosas, preocupadas e, muito assustadas. Faz sentido a tua marca oferecer orientações sobre como abordar emocional ou mentalmente este tema? Outra tendência: “meditação”.
Em muitos casos, famílias inteiras estão em casa, todos os dias, pela primeira vez desde que as crianças tiveram idade suficiente para estar na escola. Isto pode trazer alguns desafios interessantes.
Produtos de limpeza naturais
Num esforço para manter a casa limpa, as pessoas podem estar à procura de orientação sobre o melhor tipo de material a utilizar. Poderias fazer uma lista dos produtos mais eficazes? Outra tendência: “produtos de limpeza orgânicos”.
Receitas familiares
Todos estão em casa para todas as refeições e a tentar evitar restaurantes, por isso provavelmente precisam de mais receitas no seu arsenal. Talvez os teus empregados tenham receitas familiares favoritas que possa partilhar com os teus leitores.
Jogos para brincar com os miúdos
Os pais estão habituados a esta situação durante o verão, mas não quando ela lhes é imposta por um período de tempo indefinido. Como pode a tua marca dar-lhes ideias e ferramentas para entreterem os seus filhos enquanto estão em casa? Outra tendência: “como começar conversas familiares”.
CONCLUSÃO
Para completar este estudo, mostramos os resultados para “histórias animadoras”.
Se não és responsável pela entrega de notícias de última hora ou atualizações importantes do COVID-19, procure oportunidades para ampliar a alegria, a gratidão, a esperança ou qualquer outra emoção positiva. As pessoas estão à procura de atualizações de saúde e segurança, mas também procuram inspiração.
Considera como qualquer um destes tópicos se pode aplicar à tua marca e concentra-te em criar um plano de conteúdo no qual te sintas confiante.