Dentro do Marketing Digital, há muitas opções para promover a tua empresa e aumentar o envolvimento com o público.
De acordo com o perfil do teu público, é possível adotar estratégias que reforcem a tua relação com os utilizadores – e a social wall (ou parede/muro social na sua tradução literal) é uma delas.
Dada a popularidade das redes sociais, alguma vez pensaste recolher informação em diferentes canais sobre a tua empresa ou evento? Num único expositor, todas as mensagens que utilizam um hashtag específico são apresentadas, reforçando o conhecimento da marca e gerando envolvimento.
Mas sabes quais são os benefícios da social wall e como aplicar esta estratégia no teu plano de Marketing Digital?
Para te ajudar a ultrapassar este desafio, preparámos este artigo para abordar os seguintes tópicos:
- O que é a social wall?
- Quais são os benefícios desta técnica?
- Como é que as marcas estão a usar a social wall?
- Como utilizar a social wall na tua estratégia?
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O QUE É A SOCIAL WALL?
A social wall é um expositor que reúne tudo o que é discutido em diferentes plataformas de comunicação social sobre um hashtag específico.
Pode ser, por exemplo, um evento empresarial, um torneio de futebol, ou um espetáculo. Tudo que é mencionado pelos utilizadores é exposto, permitindo um acompanhamento em tempo real da opinião da audiência.
Desta forma, tudo o que é publicado no Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, é exibido num único ecrã. É uma forma de saberes como a audiência está a avaliar o assunto em discussão. A empresa pode acompanhar isto e outros utilizadores ficam também cientes do que está a ser discutido.
Além de ser utilizado em eventos, a social wall pode ser útil para reforçar a reputação da tua marca. Por exemplo, no comércio eletrónico, exibir uma social wall com as opiniões dos clientes sobre o teu produto é uma forma de convencer outros utilizadores da sua qualidade.
Com uma base de parâmetros de pesquisa, são exibidos os resultados mais relevantes, o que visa aumentar o burburinho sobre um determinado assunto.
Além disso, a interatividade estimula a participação de outros utilizadores, que desejam que as suas opiniões também sejam publicadas.
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QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DESTA TÉCNICA?
Mas porque deverias investir nesta estratégia? A primeira razão é óbvia: o tamanho do teu público.
De acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, existem 3,8 mil milhões de pessoas em todo o mundo que utilizam plataformas de comunicação social. Além disso, o mesmo estudo indica que cada utilizador gasta, em média, mais de duas horas por dia nestes canais.
Assim, se procuras um maior envolvimento, encorajar a participação dos utilizadores com uma social wall reforçará a tua marca.
Outro benefício é a entrega de conteúdos relevantes ao teu público. Afinal de contas, com tanta informação disponível na Internet, é necessário diferenciar a tua marca. A social wall ajuda a conseguir isto, pois é uma técnica essencial de conteúdo gerado pelo utilizador, contribuindo para a interatividade.
Esta estratégia também é útil para descobrir sobre o que os utilizadores estão a falar. Por exemplo, se for um evento da tua empresa, poderás seguir diferentes opiniões e feedback. É ótimo porque para colher os benefícios do Marketing Digital, a monitorização e a melhoria devem ser sempre uma prioridade.
A social wall também pode contribuir para a geração de leads. Afinal, mostra os utilizadores que estão interessados num assunto. Além disso, as mensagens exibidas numa social wall podem indicar potenciais clientes.
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COMO É QUE AS MARCAS ESTÃO A USAR A SOCIAL WALL?
Saber como as marcas utilizam esta funcionalidade pode ajudar-te a adotá-la no teu negócio. É por isso que selecionámos algumas empresas que estão a tirar partido da social wall da melhor forma para teres bom exemplos de referência.
iHeart Radio
O evento iHeartRadio Much Music Video Awards é um dos mais populares no Canadá quando se trata de premiar músicos.
Dirigido a uma audiência mais jovem, a quantidade de conteúdo produzido é imensa, e nem sempre é possível mostrar tudo ao público.
A social wall é uma forma de mostrar o que está a acontecer antes, durante e depois do evento, bem como nos bastidores. Assim, as publicações de todas as pessoas envolvidas nos prémios foram afixadas numa única landing page.
Foram mostrados os artistas que falaram sobre a utilização do hashtag e a opinião de alguns utilizadores sobre o que estava a acontecer.
Em eventos tão grandes, em que muita coisa acontece ao mesmo tempo, a iHeartRadio encontrou uma solução para que o público não perdesse nenhum conteúdo.
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Jamie’s Bike Britain
Um conhecido apresentador inglês, Jamie Theakston, enfrentou um desafio invulgar de bicicleta. O objetivo era viajar de Edimburgo para Londres em apenas oito dias. No total, foram 650 milhas.
Mas este desafio desportivo tinha uma boa causa: chamar a atenção do público para doar à Global’s Make Some Noise, que apoia pequenas instituições de caridade em todo o mundo.
Como essa viagem foi longa, e cada etapa estava cheia de desafios e questões a abordar, o público podia seguir Jamie a partir de uma social wall.
Ações com os doadores, entrevistas ao longo do percurso, mensagens do próprio ciclista foram todas afixadas num único painel.
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FIBA Basketball
Embora não seja tão popular nos Estados Unidos quando se trata de basquetebol profissional, o Campeonato Mundial da FIBA é um grande evento. Afinal, reúne o interesse de vários países participantes nas fases de qualificação e, claro, na competição principal.
A aposta foi criar uma social wall que permitisse ao público de diferentes locais acompanhar as principais notícias sobre a competição. O expositor reúne os bastidores dos jogos, os postos de jogadores, e anúncios sobre os resultados e a classificação.
Durante mais de um ano, qualquer pessoa que quisesse acompanhar as notícias sobre o Campeonato Mundial da FIBA podia ver a social wall.
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COMO UTILIZAR A SOCIAL WALL NA TUA ESTRATÉGIA?
Como qualquer estratégia de Marketing Digital, a social wall requer muito planeamento para gerar os resultados esperados.
Por conseguinte, é importante seguir algumas ações quando se pensa em implementá-la.
Para te ajudar, iremos falar sobre os fatores mais importantes a serem considerados.
#1. Compreende o que o teu público procura
A tua primeira missão é compreender o que o teu público procura. Por outras palavras, como criar conteúdos que despertem o interesse do teu público?
Por mais que a social wall seja uma estratégia eficiente, o envolvimento só acontecerá se o conteúdo em exibição for relevante.
#2. Define um objetivo para a social wall
A seguir, deves definir um objetivo para a tua estratégia.
O que queres que o utilizador veja ao abrir a tua social wall? Que ações são esperadas após a visualização do conteúdo?
Pensar em que página deves exibir as publicações deve ser outra das tuas prioridades.
#3. Escolhe as plataformas a exibir
Existem muitas plataformas de comunicação social, mas isto não significa que se devas utilizá-las todas.
Ao responder às perguntas acima, podes definir que redes sociais são as mais adequadas para compor a tua social wall.
Uma estratégia para promover um restaurante, por exemplo, deve considerar que as imagens têm um forte poder sobre os utilizadores, pelo que o Instagram é uma excelente opção. Quando o hashtag envolve um assunto mais profundo, como o desporto ou a política, o Twitter pode ser uma boa escolha.
#4. Modera a social wall
Muitos marketers têm medo de utilizar a social wall devido à falta de controlo sobre o que vai ser publicado nos expositores.
No entanto, quando o planeamento é bem executado, é possível restringir as publicações ofensivas.
Ao eliminar hashtags e palavras-chave específicas, crias um filtro para a tua social wall. Tudo isto pode ser feito automaticamente. Basta escolher as ferramentas certas para construir o teu conteúdo interativo.
#5. Encoraja o engagement do público
Por mais excitante que seja o teu evento ou tópico de hashtag, é importante encorajar o envolvimento do público.
Além do conteúdo gerado pelo público, as tuas contas oficiais das redes sociais podem fazer publicações para encorajar mais pessoas a participar na social wall.
Outra opção é criar concursos e desafios entre a tua audiência. A ideia é que mais pessoas interajam organicamente, mas isso não significa que a tua empresa não possa ajudar.
Por conseguinte, o conteúdo publicado nas tuas contas deve também ser alinhado com o propósito da social wall.
#6. Procura a ferramenta certa
Todos os tópicos acima são importantes, mas é essencial ter a tecnologia certa. Mas a boa notícia é que inúmeras ferramentas facilitam a criação de uma social wall.
Se não for tão simples de aplicar ou moderar, por exemplo, a estratégia perde o seu valor.
O engagement é uma ferramenta fácil de usar, que pode ajudar-te a alavancar os teus resultados. Com ela, podes criar um centro de conteúdos apelativo que permitirá aos visitantes visitar diferentes conteúdos gerados pelo utilizador.
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CONCLUSÃO
Para ter sucesso num mercado tão competitivo, as empresas precisam de apostar no envolvimento e na interatividade. Desta forma, a social wall torna-se uma opção extremamente válida para aumentar o interesse do público pela tua marca. E o melhor: organicamente.