No mundo do marketing, o infame debate sobre o conteúdo gratuito parece ser eterno.
“Se oferecermos gratuitamente conteúdos e informações sobre os desafios que os nossos produtos e serviços pagos resolvem, quem vai pagar pelo que estamos a vender?”
É normal fazer esta questão quando pensamos no porquê dos conteúdos gratuitos. Afinal, o objetivo é ter lucro e não oferecer de bandeja o produto, certo?
Errado.
Se pensares bem, ao ofereceres conteúdos gratuitos ao teu público-alvo e potenciais clientes podes, na verdade, pode trazer-te o efeito contrário. Ao ofereceres educação sobre os temas relacionados e sobre os produtos e serviços que ofereces pode ajudar-te a impulsionar os leads e as vendas.
Aqui ficam cinco benefícios relacionados com a oferta de conteúdos educativos gratuitos que te mostram o porquê de esta ser uma excelente técnica de marketing.
.
1. CRIA CONFIANÇA

A utilização de conteúdo gratuito, seja na forma de artigos em blogs, e-books, webinários ou vídeos, pode fazer maravilhas para aumentar a confiança e a credibilidade da marca.
Conteúdos de qualidade mostram aos potenciais clientes que o teu negócio é um líder de pensamento e autoridade no sector, o que se traduz numa confiança inicial nos teus produtos e serviços pagos.
Afinal, se o conteúdo que estás a criar é educativo e ajuda os teus potenciais clientes a aprender algo novo ou a resolver alguns problemas que eles têm, porque não achariam eles que as tuas ofertas pagas são igualmente úteis – se não mais?
.
.
2. AUMENTA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES E POTENCIAIS CLIENTES

Se os potenciais clientes e clientes encontrarem valor no teu conteúdo, podes alcançar uma fidelização de conteúdo – ou pessoas que partilham e promovem o teu conteúdo em teu nome. Isto é extremamente benéfico, uma vez que expande o alcance do teu conteúdo e gera consciência de marca além da tua rede direta.
Os clientes satisfeitos são também os teus melhores promotores. Não só têm experiência em primeira mão com a tua marca, como os consumidores confiam mais uns nos outros do que nas empresas e negócios. Dar aos teus leitores e clientes satisfeitos conteúdos para partilhar pode impulsionar a promoção da tua marca e a sua introdução a potenciais clientes.
.
.
3. IMPULSIONA O TRÁFEGO

Não há aqui nenhuma surpresa. Criar conteúdo é uma forma fantástica de ser encontrado online e aumentar vários tipos de tráfego para o teu site. O SEO é uma forma fundamental de garantir que o teu conteúdo é descoberto. Ao assegurar que o conteúdo é otimizado com palavras-chave relevantes, aumentas as tuas hipóteses de ser encontrado nos motores de busca e aumentas o tráfego orgânico.
Adicionalmente, ao promover conteúdos nas redes sociais, vais aumentar o teu tráfego de referência (referral traffic), e ao usar ofertas de conteúdos em esforços de marketing pagos como o pay-per-click ou em promoções por e-mail, vais aumentar o tráfego da pesquisa paga e do marketing por e-mail, respetivamente.
.
.
4. OFERECE LEADS QUALIFICADOS

Outro grande benefício dos conteúdos gratuitos é o facto de serem educativos. Quanto mais potenciais clientes lerem os teus conteúdos, mais inteligentes serão sobre o que o teu negócio realmente vende e pode oferecer-lhes. Quanto melhor souberem disto, mais qualificados serão como leads, e mais fácil será para a tua equipa de vendas fechá-los como clientes.
O marketing de entrada melhora muito a qualidade dos leads porque os potenciais clientes estão essencialmente a oferecer-se como leads. A autosseleção a trabalhar por si mesma.
.
.
5. TORNA OS CLIENTES MAIS FELIZES

Quando o teu conteúdo for eficaz para comunicar e educar os clientes sobre os problemas que os teus produtos/serviços podem ajudar a resolver, eles terão melhores expectativas como clientes. O que isto normalmente significa é clientes mais felizes.
Em vez de te comprarem cegamente qualquer coisa e não compreenderem totalmente que o teu produto o faz — o que pode levar a conceções erradas e perceção falsa—, os conteúdos educativos preparam melhor os teus clientes e contribuem para uma base de clientes mais informada. Isto pode levar a compras futuras ou repetidas e a um menor churn de de clientes.
.
.
CONCLUSÃO
Agora que analisamos estes cinco pontos, e respondendo à pergunta feita acima sobre a oferta de conteúdo, podes oferecer gratuitamente conteúdos e informações que os teus produtos e serviços pagos ajudam a resolver, e as pessoas continuarão a pagar pelo que estás a vender. Na verdade, argumentamos que os conteúdos gratuitos podem conduzir a mais — e mais qualificados — leads.
Investe os teus recursos em conteúdos educativos gratuitos e verás clientes mais felizes, leads mais saudáveis e um aumento de confiança na tua marca.