“Consultor de marketing?”, questionas tu. Porquê? A competição online está mais feroz do que nunca, e se não fizeres marketing digital corretamente, os teus concorrentes vão fazê-lo! O marketing digital pode parecer difícil, mas não tem que ser complicado.
Um consultor de marketing digital pode ajudar-te a realizar os teus objetivos online de forma eficaz e económica. Pode ser tentador experimentar a abordagem “faça você mesmo”, mas com tantas tendências emergentes e tecnologias disruptivas, praticamente só os especialistas em marketing digital são capazes de lidar com seu próprio marketing sem ajuda!
A seguir, vamos examinar as principais razões pelas quais trabalhar com um consultor de marketing digital pode ser uma boa ideia para ti e para o teu negócio. Vamos começar!
1) Define a tua estratégia
O marketing digital tem tudo que ver com a definição eficaz de uma abordagem de marketing estratégico e a sua execução. Isso é tão complicado e ambicioso quanto parece, e nenhuma pequena ou média empresa pode esperar alcançá-lo sem um investimento significativo. Uma estratégia de sucesso irá ponderar orçamento, metas e crescimento para alcançar um bom resultado.
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2) Eficiência e superação de barreiras técnicas
Um consultor de marketing experiente é especialista em marketing de motores de busca e em todas as outras formas de marketing online, incluindo ferramentas e serviços que podes desconhecer ou ser incapaz de utilizar devido a limitações técnicas.
A menos que sejas um especialista em IT com experiência em marketing, não serás capaz de atingir o mesmo nível de eficiência que um consultor de marketing digital te oferece.
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3) Maior visibilidade para todos os teus ativos online
Com as redes sociais, os motores de busca e o mobile marketing a trabalhar em conjunto e a crescer rapidamente, existe um vasto e inexplorado potencial para uma maior visibilidade. Um especialista em marketing poderá recorrer a estas fontes e ter o teu negócio identificado em todos os locais possíveis. Quanto mais tráfego o teu site receber, mais clientes terás. É muito simples, mas nem sempre é fácil de alcançar.
Uma campanha de marketing bem concebida irá cobrir vários fluxos de tráfego e garantir que os teus produtos ou serviços chegam às pessoas a quem se destinam, melhorando o teu tráfego de entrada (inbound), bem como as tuas classificações nos motores de busca.
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4) Envolvimento do cliente (Customer Engagement)
Uma coisa é aumentar o tráfego, como vimos acima, e outra é envolver os teus visitantes e eventualmente convertê-los em clientes. Um especialista em marketing digital irá ajudar-te a encontrar formas de manter os teus visitantes interessados e a manter as tuas páginas relevantes e atuais.
O envolvimento do cliente (customer engagement) é uma ciência em si mesma, com benefícios mensuráveis e um rácio de retorno do investimento específico. Isto envolve uma estratégia de conteúdos a longo prazo e a presença nas redes sociais.
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5) Imagem de marca
Podes pensar que tens uma imagem clara do que o teu negócio faz, mas se essa imagem não for comunicada através da tua marca, então estás a perder clientes. No branding é tudo uma questão de identidade visual! Desde logotipos a fontes especiais e esquemas de cores, a tua abordagem do branding irá definir a forma como o público te vê e as tuas ofertas. O branding também engloba slogans apelativos e declarações que mostram a tua visão de negócio.
É impossível ir longe sem uma marca eficiente. Até mesmo empresas globais perderam o ímpeto devido a uma marca ineficiente.
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6) Igualar e superar a concorrência
Não podes esperar gerir o teu negócio e o teu marketing ao mesmo tempo. Se a tua concorrência confia num consultor de marketing digital para liderar os seus esforços de marketing, vais ficar para trás. Se trabalhares com um consultor de marketing, enquanto o teu concorrente se debate, é matematicamente certo que vais ter uma vantagem!
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7) Análise e controlo
Os profissionais de marketing digital prosperam em números, e o teu consultor pode ajudar-te a dar sentido às estatísticas do Google Analytics e outras ferramentas que, se utilizadas corretamente, podem dar-te total controlo sobre o teu futuro de marketing e branding.
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8) Gestão da reputação online
O marketing digital não é apenas um anúncio no Facebook. A gestão da reputação online é crucial, tanto a nível pessoal como empresarial. Pode ser feito de forma honesta e positiva, mas os teus concorrentes podem tentar afetar a tua reputação de forma negativa, e vais precisar da ajuda de um profissional para contrariar isso.
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9) Perspetiva para evoluir e diversificar
É fácil fazer negócio, especialmente se parecer o mais rentável neste momento, mas o mundo dos negócios online muda diariamente e compensa defender as suas apostas e continuar a evoluir. O teu consultor pode ajudar-te a ter uma nova perspetiva, a considerar novas abordagens e a encontrar boas oportunidades de negócio.
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10) Site profissional
O teu site oficial é a sede dos teus esforços de marketing digital. É onde queres canalizar o teu tráfego e onde deves vender a maior parte dos teus produtos e serviços. Um consultor de marketing digital vai dar-te indicações e apresentar-te soluções eficazes para aproveitares ao máximo o teu site.
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11) Publicidade em Pay Per Click (PPC)
Poucos métodos fazem com que o tráfego seja mais rápido do que a publicidade paga por clique. Se o SEO é uma maratona, o pay per click é um sprint, e um consultor de marketing digital é o teu treinador para a vitória. Existem inúmeros guias sobre como fazer PPC da forma correta, mas um especialista faz isto a um nível completamente diferente.
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12) SEO tradicional
Mesmo que penses que automatizaste as tuas campanhas de marketing digital convencionais, um bom consultor de marketing pode otimizá-las de formas que nem sabes que existem. Como dois terços de todas as pesquisas online acontecem através do Google, é imperativo que o teu negócio esteja lá visível.
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13) Estratégia de conteúdos (Content Strategy)
Mesmo que sejas um escritor prolífico, ou que tenhas um departamento criativo forte, o teu conteúdo pouco conseguirá se não for consistente e desenvolvido através de uma estratégia de conteúdo específica. Dependendo da forma como o fazes, o marketing de conteúdos pode ser a base de uma poderosa campanha, ou um enorme desperdício de dinheiro.
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14) Curadoria de conteúdos
Rentabilidade ao máximo. Aproveitar o poder dos conteúdos curados como parte da tua estratégia de conteúdos, irá aumentar o teu tráfego e assegurar que o teu site e blog se mantêm atualizados com os últimos desenvolvimentos. Isto NÃO é cortar e colar outros artigos, mas sim partilhar respeitosamente notícias e ideias relevantes do teu segmento de negócio.
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15) Blogging
Em estreita relação com a tua estratégia de conteúdo, o teu blog oficial definirá a imagem da tua empresa e será a base da tua imagem de conteúdo. Tem em mente que o sucesso dos blogs é demorado e precisa de ser cuidadosamente planeado.
Guest Blogging pode ajudar a tua empresa a ser mais visível e a impulsionar tráfego relevante e altamente direcionado para o teu site oficial. Basicamente trata-se da publicação de posts relevantes em blogs de outros sites, através dos quais os leitores serão direcionados para o teu próprio site e ofertas.
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16) Criação de conteúdos
Os consultores de marketing digital têm frequentemente parcerias com escritores de confiança e qualificados, programadores de vídeo, fotógrafos e outros criadores de conteúdos profissionais. Ao fazer parcerias com eles, podes obter conteúdos de qualidade a preços muito baixos, especialmente quando comparado com a contratação de um especialista interno para criação de conteúdos.
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17) Promoção desse conteúdo fantástico
Ok, tens publicações no blog, publicações convidadas e conteúdos com curadoria. E agora? Um bom consultor de marketing digital irá liderar esforços eficientes de promoção de conteúdos que estão ligados às tuas redes sociais e campanhas de marketing digital. Esta promoção de conteúdos vai garantir que os teus conteúdos são vistos por aqueles a quem te diriges e que têm o máximo impacto.
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18) Manter a relevância dos conteúdos
Alguns dos teus conteúdos vão tornar-se obsoletos com o tempo, enquanto outros permanecerão sempre atuais e continuarão a render nos próximos anos. O teu consultor de marketing vai certificar-se de que o teu conteúdo é atual e liderar iniciativas de redefinição de objetivos se este começar a ficar obsoleto. Um blog desacompanhado pode acabar por se tornar uma responsabilidade, com publicações mais antigas a serem acusadas de serem enganosas. Não vais querer que isso aconteça.
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19) Infográficos
Então, o conteúdo vai muito além dos artigos. Os infográficos são uma forma barata e impactante de obter conteúdo viral e expandir a influência da tua marca. Qual é a tua indústria? Consegues produzir um infográfico interessante, informativo e talvez engraçado? Se sim, o teu consultor de marketing digital vai ajudar a transformar a tua ideia em realidade.
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20) Vídeo Marketing
Poderosos e potencialmente virais, os vídeos de marketing podem ser uma forma fantástica de atingir milhões, se bem feitos. Eles podem ser tão caros ou tão baratos quanto quiseres, porque um simples vídeo do YouTube tem o mesmo potencial para se tornar viral como um vídeo CGI todo bonitinho.
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21) Podcasts
Tem algo de interessante a dizer? Pretendes tornar-te uma voz na tua indústria? Então o podcasting irá ajudar a estabelecer-te como um líder de pensamento na tua área, e o teu consultor de marketing irá fazer com que isso aconteça.
Os podcasts são transmitidos uma vez em direto, mas depois podes manter a gravação e oferecê-la a pedido aos teus visitantes, acrescentando-lhe um valor duradouro.
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22) Apresentações
Altamente valorizadas no mundo dos negócios, as apresentações podem acrescentar valor e prestígio à tua campanha de marketing. As apresentações, especialmente quando combinadas com white papers ou outras fontes autorizadas, podem ajudar a estabelecer a tua empresa como líder na sua área, e tu, pessoalmente, como um especialista.
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23) Webinários
Mais interativos que as apresentações, os webinários ajudam-te a conectares-te com o teu público, dão muito valor e, mais uma vez, estabelecem-te como um líder de pensamento na tua indústria. Os webinários podem ser dispendiosos e demorados, mas são modulares (o que significa que podes continuar a acrescentar mais) e escaláveis.
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24) Apps, Flash mídia e outros conteúdos interativos
O conteúdo interativo maximiza o envolvimento, especialmente nas audiências mais jovens. Jogos flash, aplicações gratuitas, pop-quizzes e testes ‘tontos’ fazem parte da cultura popular. Podes aproveitar o poder destes conteúdos sem gastar muito dinheiro com conteúdos interativos baseados em browsers, que muitas vezes são menos dispendiosos do que os “tradicionais”.
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25) Email Marketing
Um dos métodos mais escaláveis e acessíveis de marketing em massa, o e-mail marketing pode ser brilhante se for bem feito, e desagradável se for exagerado. Com campanhas de e-mail fortes, podes alcançar milhares de clientes altamente qualificados, construir uma mailing list relevante e levar os teus leitores a acompanharem os desenvolvimentos do teu negócio.
Além disso, as listas de email ajudarão a promover os teus esforços de marketing de conteúdo e a trabalhar em sinergia com praticamente qualquer outro plano de marketing.
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26) Automatização
A automatização online, e particularmente a automatização de marketing, tem o potencial de poupar milhares de horas anuais aos teus colaboradores, que podem depois ser dedicadas ao crescimento efetivo do teu negócio.
Vários dos benefícios discutidos acima, incluindo: curadoria de conteúdos, SEO, e-mail marketing e outros, podem ser largamente automatizados, poupando-te tempo e dinheiro. No entanto, a automatização tem um lado negro que pode levar ao spamming se for exagerado. Um consultor de marketing qualificado será capaz de atingir esse equilíbrio perfeito e manter-se afastado do limiar do spam.
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27) Gestão do comércio eletrónico (E-commerce)
Se estás a gerir uma loja online, as tuas necessidades de marketing tornam-se de repente muito mais complexas e desafiantes. Cada produto individual pode ser uma landing page, e a tua loja como um todo pode ser utilizada para fins de marketing e promoção nas redes sociais.
A tua loja também precisará de proteção contra reviews negativas e uma campanha SEO feita à medida, uma vez que as páginas da loja são valorizadas e classificadas de forma diferente das páginas normais nos resultados dos motores de busca.
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28) Formação
Um dos benefícios menos compreendidos de trabalhar com um consultor de marketing digital é que eles podem realmente ajudar a formar-te e ao teu pessoal para se tornarem mais eficientes, mesmo em tarefas não relacionadas com marketing. O teu consultor de marketing não só te dará uma visão valiosa, como também te indicará os especialistas certos que te ajudarão a formar a tua equipa nos assuntos que precisam de dominar para serem bem-sucedidos.
Essa formação pode incluir IT, webinários de marketing, guias de criação de conteúdos, assim como trabalhar diretamente com outros especialistas na realização de etapas de formação.
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29) Relação custo-eficácia
Mencionámos os custos ao longo do artigo porque é importante perceber que trabalhar com uma empresa de consultoria de marketing de topo e uma agência de SEO é acessível e muito rentável. Para compreenderes o enorme valor, basta pensares no que implica contratar todos os peritos e construir internamente toda a infraestrutura necessária para uma gestão eficaz de SEO e marketing digital. É proibitivamente caro, a menos que já sejas uma grande empresa. Em vez disso, trabalhar com um consultor de marketing digital é uma tarefa fácil, tendo em conta o baixo custo e o espetacular retorno do investimento.
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30) Construir uma parceria duradoura
Finalmente, trabalhar com uma agência de marketing digital de confiança pode resultar numa relação comercial duradoura que te capacitará e te dará uma visão do crescimento do teu negócio. É encorajador ter alguém em quem confias para falar de negócios, e o teu consultor de marketing acabará por conhecer e preocupar-se tanto com o teu negócio como tu!
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